INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER é o principal parceiro do projeto Viva o Semi-Árido
20/11/2008 - 00:13:15  
  
Twitter 
Google+ 
Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
8851 2986

O EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí é o principal parceiro do projeto “Viva o Semi-Árido”, que está sendo encaminhado pelo Governo do Estado do Piauí e o FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, ligado a ONU – Organização das Nações Unidas e vai atender a 32 municípios da região Semi-Árida. “A grande expectativa é de que o Emater seja a principal instituição deste trabalho, principalmente, junto às comunidades que desenvolvem os arranjos produtivos do projeto”, disse Lucia Araújo, coordenadora da Casa do Semi-árido, durante café da manhã oferecido à imprensa na ultima quarta-feira (19).

O projeto ainda está em fase de elaboração, mas contempla investimentos de cerca de U$ 20 milhões (de dólares), oriundos do FIDA, além de outros R$ 10 milhões (de reais) de fontes como o Governo do Estado e parceiros multinstitucionais públicos e, até privados. Além de visar a retirada das populações do semi-árido da linha de pobreza, o projeto vai desenvolver ações de empreendedorismo. As principais atividades de assistência técnica e extensão rural devem contemplar a ovinocaprinocultura, cajucultura, mandioca, apicultura, piscicultura, dentre outros que ainda serão definidas.
Ivan Cossio
Ivan Cossio, do FIDA

 “Empreendedorismo não é só a grande empresa. Mas, é também o pequeno negócio que a população pode desenvolver. O EMATER vai ter um papel muito importante neste caso, porque e a instituição estadual com maior capacidade de desenvolver assistência técnica com as cerca de 25 mil unidades de agricultores familiares que serão atendidos”, disse Ivan Cóssio, gerente operacional para o Brasil do FIDA.

De acordo com o diretor geral do EMATER, Eng. Agrôn. Francisco Guedes, a parte que cabe às capacitações e assistência técnica vão ser executadas através de um convênio deste Instituto com a Casa do Semi-árido. “O trabalho vai ser realizado em quatro Territórios, sendo eles o Vale do Sambito, Vale do Canindé, Vale do Guaribas e Serra da Capivara”, finalizou Guedes.

19/11/08
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64