Escritório do EMATER chega a São João da Fronteira

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

O município de São João da Fronteira, que fica localizado a cerca de 300 km de Teresina, na fronteira do Estado do Piauí com o município de Tianguá, no Ceará, acaba de ganhar um escritório do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, que está sendo articulado numa parceria com o STR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, daquele município. Esta semana, o técnico em Agropecuária, Luís Filho, que já está residindo no município, veio à sede do EMATER, em Teresina, para receber um computador, como parte dos equipamentos do escritório.

“Estamos concluindo toda a parte das licitações. Já foram adquiridas 41 motos e 119 computadores completos e estamos na fase final de licitação do mobiliário. Também, já contratamos 35 técnicos para cobrir os 224 municípios do Estado. Agora, estamos na fase final de negociação com as prefeituras para que, cada uma delas, ceda um servidor, uma secretária. Com a implantação destes escritórios, queremos fazer um plano municipal na área de agricultura familiar, visando impulsionar o desenvolvimento de todos os municípios, pois o Piauí é um estado essencialmente agrícola, com grande potencial agroindustrial”, disse o diretor geral do EMATER, Eng. Agrôn. Francisco Guedes.

De acordo com Luís Filho, o escritório vai funcionar, provisoriamente, numa sala na sede do sindicato, situado na Rua Alberto Teixeira, S/N, no centro da cidade. Luís diz que a parceria vai ser ampliada, pois tem a promessa do prefeito do município de ajudar. O técnico faz um alerta sobre o aumento do índice de êxodo rural no município. Mas, diz que está otimista com essa parceria na implantação do escritório do EMATER, o que pode representar o início de uma integração dos poderes municipal, estadual e federal no município.

“A gente vê que a região tem bom desenvolvimento para caju. Muitas pessoas diziam até que não tínhamos condições de produzir verduras, mas já existem pessoas produzindo verduras aqui, assim como a galinha caipira (que absorve pouca água e agüenta bastante calor), o bode e demais culturas que se adaptam muito bem na região do semi-árido”, explica o técnico.

De acordo com o Coordenador Operacional do EMATER, Eng. Agrôn. Francisco Amorim, São João da Fronteira vai ganhar uma sede própria do Instituto.  Os técnicos estão aguardando a doação do terreno para início da obra.

Sindicalistas estão orgulhosos

Sindicalistas satisfeitos com computador
Luís, Vitalino e Deusinho recebem computador

Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município tem cerca de seis mil habitantes. Dados do sindicato mostram que existem 1.336 trabalhadores rurais. “Eu me sinto muito honrado com a instalação do escritório do EMATER no meu município”, disse Manoel Vitalino, que veio acompanhar o técnico do EMATER.

O secretario geral do sindicato, Francisco Medeiros, o “Deusinho”, presente a entrega do computador, também afirma ter muito orgulho com a novidade. “Como representante dos trabalhadores lutei muito para um dia São João da Fronteira ter um posto do EMATER. Como representante das áreas dos assentamentos Veados, Boqueirão, Batalha, e trabalho na Data Veados (que é uma Data muito grande), digo que a gente sofreu muito tempo por falta de assistência técnica. Por que receber dinheiro sem ter técnico para acompanhar é jogar dinheiro no mato”, disse.

28/11/08