EMATER finaliza convênio de R$ 17 milhões para 2009

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
8851 2986

No inicio dessa semana, coordenadores regionais do EMATER- Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí se reuniram com o diretor geral do Instituto, Eng. Agrôn. Francisco Guedes, para avaliar o ano de 2008 e discutir o planejamento das ações de ATER de 2009. A atividade, realizada em Teresina, serviu para tratar dos problemas e soluções dos regionais dos regionais, no âmbito dos programas e projetos, parceiras e convênios que estão em curso.

“Esse ano nós conveniamos cerca de R$ 4 milhões na assistência técnica do estado do Piauí. No próximo ano, são cerca de R$ 20 milhões. Então, é muito mais trabalho, mais estrutura para os escritórios do EMATER, mais capacitação e tem muito mais assistência técnica para atender melhor os agricultores familiares do Piauí”, explica o explica o Diretor Geral do EMATER, Francisco Guedes.

De acordo com Eng. Agrôn. Ademar Cabral, assessor técnico do EMATER, na reunião foram tratadas as questões relativas somente ao convenio de ATER 2008/2009 com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. O valor total projeto é de mais de R$ 17 milhões, sendo 15 milhões do MDA e R$ 2,8 milhões do governo do Piauí. “Estamos com a sinalização que está tudo certo. Então, o pessoal está tomando conhecimento das metas, das ações e das atividades que estão inseridas nesse projeto”, explica Cabral.

Segundo Cabral, as ações do convenio estão concretizadas em 14 metas como o apoio à cadeia produtiva do leite, agroindústria, reestruturação do EMATER e mais quatro metas especificas, que são exigência do Governo Federal, no sentido de atender o Programa Mais Alimentos e Territórios da Cidadania nos territórios Serra da Capivara, Vale do Guaribas, Carnaubais e Entre Rios”, explica.

Veja depoimentos:

“Foi uma oportunidade de conhecermos o desenho do projeto da instituição para 2009, as varias ações que vão ser introduzidas. É uma oportunidade de detalhar e socializar com as nossas regiões (...) Quatro volumes significativos de recursos e os demais territórios que não estão no projeto “Território Da Cidadania”, mas também vão ser contemplados com recursos significativos em varias frentes, conforme a rede temática”, diz o Eng. Agrôn. Francisco de Assis Santos, coordenador regional do EMATER em Floriano.

“Foi uma conversa muito aberta e dirigida ao empreendedorismo, que é a maneira que a diretoria hoje coloca para o estado do Piauí, visando desenvolver melhor e ter trabalhos capazes de ser divulgado para a sociedade. Então, é em função desse trabalho e da nossa capacidade de empreendedorismo, de fazer com que as famílias aprendam a fazer isso e tirem de cada atividade uma renda mínima necessária para a sobrevivência dela e das pessoas que estão ao seu redor, dando melhor qualidade de vida para todos. Em 2009, em Parnaíba, vamos continuar com a bacia leiteira, que é o nosso ponto de partida para o desenvolvimento da nossa região. Depois do leite, vamos focar à horticultura,a piscicultura, o cinturão verde de Parnaíba, ao redor da cidade, levando ainda para outros municípios da região, o conhecimento de como produzir hortaliças. Estamos fazendo tentativas com vários municípios, de trazer excursões para conhecer o trabalho feito com hortaliças em Parnaíba”, disse o Eng. Agrôn. Albert Loiola, da regional de Parnaíba.

28/11/08