15 municípios discutem cadeia produtiva do Buriti em Floriano

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

A mobilização de 25 agricultores familiares e técnicos de 15 municípios piauienses produtores de buriti, feita pelo Escritório Regional do Emater – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí de Floriano, garantiu a realização de uma oficina de planejamento participativo da cadeia produtiva do buriti no Piauí. O evento, que acontece desde a última quarta-feira (26) no auditório do Sebrae – Serviço Brasileiro das Pequenas e Médias Empresas, no centro de Floriano, será encerrado hoje (28).

De acordo com o Técnico em Agropecuária Francisco de Assis, Coordenador da Regional do Emater em Floriano, a oficina faz parte de uma ação do Departamento de Extrativismo do MMA - Ministério do Meio Ambiente  e tem como objetivo a articulação do fortalecimento da cadeia de valor do buriti no estado do Piauí.

“Neste primeiro momento, os técnicos do Ministério querem fazer o desenho do mapa da cadeia de valor no território, construir a visão de futuro para a cadeia de valor, identificar as oportunidades e gargalos para melhoria da cadeia de valor e traçar um plano de ação preliminar”, explica Francisco.

Cruso em Floriano
Curso em Floriano

O evento conta com representantes dos municípios de Floriano, Bertolínia, Landri Sales, Valença, Inhuma, Ipiranga, Brejo do Piauí, Bom Jesus, Currais, Palmeira do Piauí, Dom Expedito Lopes,  Boa Hora, Piripiri, Pedro II, Teresina e Palmeirais. Além do Emater, a atividade conta com o apoio de várias instituições como Sebrae, Fapepi – Fundação de Pesquisa do Piauí, Conab – Companhia de Abastecimento do Piauí, Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, UFPI- Universidade Federal do Piauí, SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural, Semar- Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Seplan – Secretaria do Planejamento, REAPI - Rede Ambiental do Piaui e SECTEC/SEDET – Secretaria de Desenvolvimento Economico e Tecnológico.

O trabalho esta sendo executado com a ajuda de quatro técnicos do MMA, que atuam como facilitares do processo. De acordo com eles, o MMA elegeu dez produtos em todo o Brasil para serem trabalhados em vários estados. Por exemplo, em Minas Gerais está sendo trabalhada a cadeia do pequi. No Piauí, de acordo com dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, de 1996, mostra que 67,05% da produção do coco de buriti está no nosso estado”, finaliza Francisco.

28/11/08