Técnico publica trabalho no site do EMATER
01/12/2008 - 00:13:19

Eng. Agrôn. José Adauto

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

O Eng. Agrôn. José Adauto Olimpio (56), que também é formado em Economia e Programação Econômica/Planejamento Administrativo, é o primeiro servidor do EMATER- Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí a publicar trabalho técnico no site oficial do Instituto, que ganhou novo layout há cerca de três meses atrás.

“O site do EMATER tem evoluído bastante, tanto na parte visual quanto de conteúdo. Estou sempre acessando e vendo isso. A minha sugestão é buscar inserir mais informações para os agricultores familiares, para o meio rural, e até para os produtores de grãos do cerrado como as orientações sobre políticas agrícolas de crédito, comercialização de produtos, planejamento, assistência técnica, dentre outros. As pessoas precisam saber o que o Governo tem a oferecer e como isso pode ser acessado”, diz Adauto.

Além de Dissertação de Mestrado sobre a “Agricultura Comercial e suas Conseqüências sobre o Ambiente nos Municípios de Palmeira do Piauí e Currais” (Menu Biblioteca), onde fala da extinção de animais e da degradação do solo, da água e do ar naquela região. O servidor publica ainda “Terra Brasilis I e II” e “O presente de Teresina” (Menu Artigos). “Resolvi estudar o Cerrado Piauiense por que era um tema que estava em voga na época e o Governo estava dando atenção especial, pela importância que o cerrado tem para produção de grãos no Estado”, explica Adauto.

Adauto fez mestrado na UFPI na área de Meio Ambiente. “Para a realização do trabalho, foi feita uma pesquisa de campo durante um mês. O documento foi publicado e está em quase todas as bibliotecas do Piauí, até mesmo em Cd. também está na internet, no site da UFPI – Universidade Federal do Piauí, na área de Pós-Graduação e Mestrado”, explica Adauto.

O engenheiro trabalhou na antiga Comissão Estadual de Planejamento Agrícola (CEPA). A instituição depois virou Fundação durante o Governo de Dirceu Arcoverde e foi extinta no Governo Alberto Silva. Adauto contar que a fundação foi extinta em 1994, quando os funcionários foram para EMATER. O engenheiro foi ex-funcionário do Mistério da agricultura e ficou a disposição da secretaria de planejamento por 13 anos. No início do Governo Wellington Dias, ele foi Coordenador de Planejamento do EMATER, área onde atua.

01/12/08