Jornal destaca parceria de agricultores familiares no cerrado
05/12/2008 - 00:12:29

Camilo e Hideraldo, diretores da Coopercerrado

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

Saiu hoje (05) a segunda edição do jornal da Coopercerrado – Cooperativa Agroindustrial dos Cerrados Piauienses. A publicação, que tem oito páginas em policromia e formato tablóide, mostra os últimos avanços desta proposta que une agricultores familiares piauienses e paranaenses. A iniciativa é inédita e pretende quebrar tabus na afirmação da agricultura familiar na região dos cerrados do Piauí. “O jornal é um dos pontos importantes para fazer a divulgação, tanto para o nosso associado quanto para a sociedade piauiense. O jonal mostra a cara da cooperativa, o que ela é o que está fazendo pelo Piauí e pelo Nordeste”, disse José Camilo, diretor da Coopercerrado.

Nesta edição, o destaque é para a isenção fiscal que o Governo acaba de conceder à cooperativa para a implantação de uma fábrica de rações no município de Uruçuí. Os detalhes do benefício são explicitados numa entrevista concedida pelo diretor da Unidade de Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do Estado, Economista Dinart Porto, onde ele diz que “a Coopercerrado passa a ter, a partir do dia 20 de outubro, dispensa integral do pagamento de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços por um período de doze anos”.

Jornal da Coopercerrado Jornal da Coopercerrado
Jornal da Coopercerrado

Além de depoimentos empolgados, elogiativos a Coopercerrado, dos recém-eleitos prefeitos de Urucuí, Dr. Valdir, e de Ribeiro Gonçalves, Agamenon Franco, a publicação destaca o início do plantio de arroz no condomínio Laranjeira I e II, localizado no município de Baixa Grande do Ribeiro, que abriga 84 famílias.

“O jornal está satisfazendo plenamente os nossos interesses, acima das nossas expectativas. Estamos também com o nosso site www.coopercerrado.coop.br e, em 2009, queremos estar também com um informativo semanal nas rádios lá da região dos cerrados. Essa comunicação com os nossos associado e com a sociedade é de fundamental importância”, finaliza Hideraldo Dotto, presidente da entidade.

Troca de conhecimento e tecnologia

A edição número 01 do jornal da Coopercerrado, que foi lançada há dois meses, trouxe informações sobre o processo de implantação da cooperativa, enfocando desde as primeiras articulações para implantação do projeto até a previsão de investimentos e a superação de níveis de produção no cerrado. A proposta conta com o apoio decisivo de nomes ilustres dos governos do Piauí, como o diretor geral do EMATER, Eng. Agron. Francisco Guedes, e o ex-deputado federal do Paraná, Irineu Colombo.

Jornal da Coopercerrado Jornal da Coopercerrado
Jornal da Coopercerrado

Na edição anterior, a cooperativa foi mostrada de forma abrangente, enfocando principalmente a possibilidade de troca de conhecimento e tecnologia que vai ser possível entre agricultores familiares do Piauí e do Paraná. O projeto de expansão da cooperativa prevê a instalação de estruturas de produção e beneficiamento de grãos, além de investimentos em educação, através de capacitação técnica e orientação para capacitação de crédito.

05/12/08