Capriovinocultores de Cabeceiras vão fundar associação
11/12/2008 - 00:12:06

Caprinovinocultores de Cabeceiras

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

O Técnico Agropecuário Raimundo Pires, que faz parte da regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí e atende o município de Cabeceiras, a cerca de 200 km ao norte de Teresina, foi um dos participantes da II reunião que discutiu a revitalização da caprinovinocultura naquele município. O evento aconteceu ontem (10), na sede da Câmara de Vereadores e contou com a participação de cerca de 100 produtores, além do atual prefeito José Ozires e o prefeito eleito José Belino.

Reunião Cabeceiras Reunião em Cabeceiras
Reunião atraiu mais de oitenta produtores

Além de outras participações importantes como do coordenador regional da Regional do EMATER de Teresina, Eng° Agr° Raimundo Ulisses (que na oportunidade representou o diretor geral do Instituto Eng° Agr° Francisco Guedes) representantes do Banco do Brasil e da ADAPI - Agência de Defesa Agropecuária mereceu destaque a presença do coordenador estadual do Programa Cabra do Piauí, Expedito Lopes, que se mostrou bastante empolgado com a iniciativa.

“Foi uma excelente reunião onde participaram integrantes do comitê gestor estadual para fazer um detalhamento do nosso Programa. Cabeceiras vai ser uma referencia neste setor por que esta é uma vontade do prefeito municipal e, principalmente dos criadores”, disse Expedito.
Segundo ele, da reunião saiu o encaminhamento para fazer o levantamento de demandas para realização de projetos, além de criar formulários para a criação de uma associação de produtores do setor naquele município.

“De 2007 a 2008 foram realizados, dentro das ações da Rede Temática da Caprinovinocultura, encaminhada pelo EMATER e MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, já foram realizados quatro cursos que buscam a qualificação dos produtores no manejo reprodutivo, sanitário e alimentar, com foco no mercado”, finaliza o técnico Pires.

10/12/08