EMATER e bancos discutem inadimplência de agricultores familiares
16/12/2008 - 00:15:27

Reunião FETAG
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
8851 2986

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agro° Francisco Guedes foi hoje (16), pela manhã, à sede da FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura, no centro de Teresina, participar do Encontro Estadual de Políticas Agrícolas da entidade, que reuniu representantes dos STTR – Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de todo o Estado. Além do EMATER, participaram da mesa de debate, representantes dos bancos do Brasil e do Nordeste.

Reunião Fetag
Encontro Estadual FETAG

O evento, que termina no final da tarde, busca discutir, principalmente, soluções para a questão da renegociação das dividas dos trabalhadores rurais junto ao Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que já atinge 165 municípios. Também foram discutidos outros temas como a emissão de DAP - Declarações de Aptidão – eletrônica, distribuição de sementes e o zoneamento agrícola. “Estamos buscando uma proposta de trabalho conjunta para solucionar, dentre outras questões, a inadimplência”, disse Evandro Luz, presidente da FETAG.

Evandro Luz - FETAG
Evandro Luz - Presidente da FETAG

Ao discursar para os agricultores, além de responder a várias perguntas dos sindicalistas, Guedes falou da reestruturação do EMATER, que a partir do próximo mês de fevereiro vai estar presente nos 224 municípios do Estado, e das ações que estão sendo feitas para melhorar a qualificação do crédito. “A resposta do Guedes foi muito boa, fiquei satisfeita. Acho que as coisas estão funcionando, mas a gente precisava de uma orientação, de um esclarecimento”, disse a sindicalista Maria Rodrigues (a Creuza), do STTR de Ribeiro do Piauí.

Dentre assuntos levantados com relação às dividas, os agricultores denunciaram o desvio da aplicação de recursos por parte dos próprios agricultores, a expedição de DAP (que diz quem é agricultor familiar) falsas. Segundo eles, isso conta com a conivência de sindicalistas, bancos e até de técnicos do próprio EMATER.

Sindicalista Rural - Agricolândia Sindicalista Rural - Ribeira do Piauí
Sindicalista Rural - Luzilândia
Sindicalistas Rurais

Também foram apresentados outros pontos que tem contribuído para o aumento da inadimplência dos agricultores, como a existência de empresas de assistência técnica particular, que tem sede em Teresina, mas prestam serviço, por exemplo, em São Raimundo Nonato.

Os sindicalistas também faltaram que falta mais fiscalização dos bancos nestas questões e mostraram que existe certa ânsia dos agentes financeiros em cumprir metas bancárias e em muitas casos, deixam a qualidade pela quantidade de operações.

Guedes disse que o EMATER está preparando um documento para ser apresentado ao Governador Wellington Dias sobre a necessidade ainda de uma ajuda extra aos agricultores familiares nos casos de perdas por seca ou enchente. O documento deverá ser enviado ao Presidente Lula para avaliação.

EMATER vai fazer o mutirão dos conselhos municipais

O diretor geral do EMATER ratificou a proposta da portaria N° 105/2007 da SAF/MDA – Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que orienta sobre a importância dos conselhos municipais como estratégia para melhorar a fiscalização e a melhoria da qualificação do crédito no meio rural. No entanto, Guedes falou sobre a necessidade do Governo atender, nos casos dos municípios inadimplentes, aqueles agricultores que estão quites com suas obrigações.

“O EMATER, em parceria com todos os agentes envolvidos com a questão, vai fazer, a partir do próximo dia 05 de janeiro até 25 de fevereiro de 2009, um mutirão para que os conselhos passem a dar prioridade na resolução do problema da inadimplência. Os conselhos contam com participação de várias instituições de cada município como a igreja, sindicatos, instituições governamentais e não governamentais, bancos, dentre outras”, disse Guedes.

No final, o diretor pediu um relatório, referendado pela FETAG, com as demandas e a reclamações de cada município para que possam ser tomadas providências, principalmente com relação ao EMATER. “Eu solicitei a substituição de alguns coordenadores por vários motivos, inclusive a falta de compromisso com a agricultura familiar, comprovando denúncias feitas durante o grito da terra", afirma Guedes.

Sobre a reestruturação do EMATER

Guedes falou da evolução dos recursos que estão sendo investidos no EMATER, que sairam de R$ 2 milhões, em 2002, e vai chegar a R$ 17,5 milhões no próximo ano. Isso, somente em convênio com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, sem contar outros com instituições afins. No entanto, ele reclamou da demora na tramitação de processos, encaminhados no âmbito do PROINFRA - Pronaf-Infraestrutura e PRONAT - Programa Nacional de Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais, o que tem causado demora também na execução ações do Governo.

Guedes disse ainda que o Governador Wellington Dias já autorizou a construção de obras para a instalação da sede do EMATER em todos os 224 municípios do Piauí, alem da publicação de um edital para contratação de 29 técnicos para atuarem na agroindústria, na linha do empreendedorismo, sendo que 11 deles serão de engenheiros de pesca.

16/12/08