Agricultores recebem quase uma tonelada de sementes
09/01/2009 - 00:14:32

Engº Agrº Francisco Guedes
Por José Marques
Assessor de Comunicação do EMATER/PI
8851 2986

Agricultores familiares dos municípios localizados na região dos Territórios do Vale do Canindé e Vale do Guaribas, vão receber 250 mil kg de sementes de milho e feijão para plantio da safra do ano em curso. "Isso é fruto de uma Emenda Parlamentar do ex-deputado B. Sá (atualmente prefeito de Oeiras), no valor de R$ 1milhão, que beneficia 50 municípios nas duas regiões", disse hoje (09) o diretor geral do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Engº Agrº Francisco Guedes.

Guedes explicou que a emenda parlamentar foi destinada ao IDEP - Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí, que fez um convênio com o EMATER para distribuição das sementes. Segundo ele, mais recursos vão garantir a distribuição de semente para os agricultores familiares de todo o Piauí, visando o melhor aproveitamento do período chuvoso. Um deles é com recursos do Programa Garantia Safra e outro com recursos do próprio Governo do Estado.

No total, serão mais de 890 mil kg de sementes a serem distribuídas em todo o Estado. "Os agricultores podem ficar tranqüilos que não vai ter atraso na distribuição das sementes", disse Guedes, enfatizando que o plantio de milho e feijão no Piauí acontece em períodos distintos no sul (final de janeiro) e norte (março) do estado, o que garante a entrega das sementes dentro do prazo.
60 municípios recebem sementes do Garantia Safra

Os 60 municípios que aderiram ao Programa Garantia-Safra também vão receber sementes de milho e feijão. "Nos anos anteriores, o convênio entre o MDA -  Ministério do Desenvolvimento Agrário e EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária previa recursos para transporte e distribuição das sementes do Garantia-Safra na regional do EMATER, em cada Território. Esse ano, não teve recursos para transporte", explica Guedes
.
Serão 195.845 mil kg de feijão e 391.690 mil kg de milho. O diretor tranqüiliza os agricultores, afirmando que o transporte já esta sendo viabilizado pela FECOPI - Fundo Estadual de Combate à Pobreza e, nos próximos dias, o transporte das sementes do Garantia-Safra será feito.
Governo garante mais R$ 500 mil para compra de sementes

Os municípios que não foram contemplados pela Emenda Parlamentar do ex-Deputado Federal B.Sá nem pelo Garantia-Safra serão beneficiados com sementes adquiridas pelo Próprio do Governo do Estado, no valor de R$ 500 mil. Serão 40 toneladas de feijão, 2 toneladas de milho e 12 toneladas de arroz. "Nós contratamos uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, para fazer o transporte destas sementes e fazer a distribuição", finalizou Guedes.
09/01/08