EMATER mobiliza produtores de cajuína em Nossa Senhora de Nazaré do Piauí

Por José Marques
Assessor de Comunicação do EMATER/PI
8851 2986

A criação de gado vem sendo substituída pela criação de pequenos animais como caprinos, ovinos, suínos e galinhas caipiras, além do extrativismo vegetal do pó de carnaúba, no município de Nossa Senhora de Nazaré-Pi, localizado a cerca de 110 km ao Norte de Teresina. Mas, a grande novidade é o interesse dos produtores na produção de cajuína, que desperta também o interesse de estudantes e professores do ensino fundamental do município em conhecer as etapas da produção.

“O município já possui grandes produtores de caju que, na sua maioria, cultivam a variedade “Pé-Franco”, que é mais rústica em relação aos clones existentes. Destaque para o produtor Herculano Saraiva dos Reis Neto, conhecido como seu Nane, da propriedade Jardineira. Além da criação de suínos e galinhas caipiras, Seu Nane cultiva cerca de 7 mil pés de caju, que antes serviam apenas de complemento alimentar para os suínos e venda das castanhas”, diz o extensionista Júnior Soares de Souza , do escritório local do EMATER  de Nossa Senhora de Nazaré.

Na propriedade Jardineira foram produzidas nesta safra cerca de 2 mil garrafas de cajuínas de 500 ml, uma produção considerada boa.  A expectativa do produtor é de que na safra seguinte seja dobrada a produção. “Hoje, com o apoio dos extensionistas do EMATER-PI da regional de Campo Maior e com ações de demonstrações de como produzir cajuínas com qualidade, utilizando maquinário adequado na produção estamos conseguido bons resultados”, finaliza o Eng° Agr° Lázaro Sabino da Silva, coordenador regional do EMATER em Campo Maior.

13/01/08