Uruçuí ganha nova sede da Casa da Agricultura

Por José Marques
Assessor de Comunicação do EMATER/PI

Solenidade

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agr° Francisco Guedes esteve no último sábado (17) prestigiando a solenidade de início das obras de construção da nova sede regional deste Instituto no município de Uruçuí, que fica a cerca de 500 km ao sul de Teresina. A obra vai custar R$ 130 mil e gerar, imediatamente, 20 empregos diretos. Além disto, a compra do material será feita no comércio daquele município.

“Este é um momento importante, não só para os técnicos do EMATER, mas para toda a agricultura da região e, em especial, a agricultura familiar. A construção de uma obra como esta é importante até mesmo para a auto-estima dos técnicos e dos agricultores familiares, pois todos vamos ter um espaço melhor e novo, no que poderíamos chamar de A Casa da Agricultura para atender melhor”, ressaltou Guedes.

Prefeito chega à solenidade Guedes e Dr Valdir
Prefeito é recebido no local da solenidade

O evento foi realizado no Colégio Lourdes Cury, no centro daquela cidade e contou ainda com a presença do recém-eleito prefeito municipal Waldir Soares e vários dos seus auxiliares, além de representantes de grande número de outras instituições como o BNB – Banco do Nordeste, EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecurária, Câmara de Vereadores, Sindicato de Trabalhadores Rurais, Coopercerrado – Cooperativa Agroindustrial do Cerrado, universidades e coordenadores de escritórios do EMATER de municípios que fazem parte da regional de Uruçuí.

De acordo com o Eng° Agr° Cláudson Santos, coordenador da regional do EMATER em Uruçuí, a obra começa nesta segunda-feira (19) e será construída num prazo de 90 dias. A construção está sendo feita numa área de 20 x 43 metros. Além da sala para os escritórios regional e territorial de Uruçuí, o novo prédio vai contar com alojamentos, banheiros, sala de reunião, deposito e garagem. “Atualmente estamos trabalhando muito com a cajuína e galinha caipira, além de algumas culturas de grãos, em assentamentos”, disse Cláudson.

Diretor quer aumentar parcerias

Guedes disse que a gestão anterior da prefeitura municipal não queria parcerias com o governo do estado. Mas, segundo ele, com a eleição do novo prefeito Valdir Soares vai ser possível realizar muitas parcerias. “Um centro regional tem condição de aumentar as parcerias com todas as prefeituras desta região e, em especial, com a prefeitura de Uruçuí. Ao contrario do que muita gente diz, esta região tem muitos agricultores familiares”, frisou Guedes.

Visita ao local da obra

Como estratégia para inicio destas parcerias, Guedes propôs imediatamente a realização de um grande seminário, envolvendo todos os órgãos dos governos federal, estadual e municipal, além de ONG´s, sindicatos e cooperativas, para descrever quais as obras que cada um tem planejado para a região, a fim de agilizar a realização das obras.

“As empresas privadas podem atuar como âncora em algumas parcerias. A Bunge, por exemplo, pode ajudar o pólo sindical daqui, disponibilizando o farelo de soja para ração de pintos de galinha caipira. Sabe-se que eles não vendem ingredientes da ração individualmente, mas, se tiver uma associação, eles vendem, assim como a Coopercerrado, que também está construindo uma fabrica de rações aqui”, disse Guedes.

Depoimentos:

Sandra dos Santos, Coopercerrado

“Este é um espaço muito importante para todos os agricultores, principalmente para os agricultores familiares, haja vista, que Uruçuí é um pólo regional onde a equipe técnica do Estado precisa de um espaço em condições de atendê-los. Para nós, enquanto cooperativa, ficamos muito felizes em saber que este sonho se torna realidade, o que também é um sonho nosso, já que vai estar à disposição das cooperativas e dos nossos agricultores”. Margarete, do Conselho Fiscal da Coopercerrado.

Marcos Teixeira, pequisador EMBRAPA
Marcos Teixeira, pesquisador EMBRAPA

“A EMBRAPA e o EMATER se completam: uma faz pesquisa, gera tecnologia (no caso a EMBRAPA) e a outra faz a transferência, a difusão dessa tecnologia (no caso o EMATER). A extensão rural tem um papel fundamental no que diz respeito a levar esta tecnologia produzida para o agricultor aplicar, em benefício da produtividade, qualidade para dar melhor renda para os agricultores. Inclusive, neste prédio que está sendo construído, reivindicamos, e já está sendo concendida, uma sala para a EMBRAPA. Então, juntos vamos ter um trabalho em beneficio do agricultor, principalmente do agricultor familiar”. Eng° Agr° Marcos Teixeira, pesquisador da EMBRAPA.

19/01/08