INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER incentiva o aproveitamento integral das frutas tropicais
23/01/2009 - 00:12:06  
  
Twitter 
Google+ 
Produção de polpa de Umbu

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O doce sabor de frutas tropicais como caju, murici, goiaba, abacaxi, acerola, tamarindo, maracujá, dentre outras produzidas, principalmente, na região semi-árida do Piauí tem sido alvo do trabalho realizado pelo EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí.  De acordo com os técnicos, os agricultores familiares estão aprendendo a fazer interessantes receitas quentes e frias, a partir destas frutas. No caso do caju, além do tradicional aproveitamento da castanha, as capacitações incentivam a produção de refeições completas com o pedúnculo (que é a fruta propriamente dita), além de mousses, tortas, pudins, pizzas e a tradicional cajuína.

Produção de cajuína Produção de comida à base de caju
Comidas e bebidas à base de caju

A proposta faz parte de convênio do EMATER com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Rede Temática de Inserção dos Agricultores Familiares na Agroindústria. “Com isso, o EMATER toma consciência de que não basta atuar somente na área da produção agrícola. É preciso incentivar o empreendedorismo através da formação de equipes com qualificação técnica para atuar no campo de processamento da produção, como forma de contribuir, através de uma metodologia participativa, com novas oportunidades de trabalho e renda para os agricultores familiares, dentro da proposta do governador Wellington Dias”, afirma o Eng. Agrôn. Francisco Guedes, diretor geral do EMATER – Piauí.

No município de Cabeceiras, por exemplo, que fica a 100 km ao norte de Teresina, foram beneficiadas as comunidades Jabuti, Lisboa e Cajueiro com a mostra do potencial culinário do caju. “Os agricultores familiares da região ficaram impressionados com a variedade de receitas que se pode fazer com o caju. Antes, eles só aproveitavam a castanha. O pedúnculo era usado apenas em sucos ou jogado fora” diz Raimundo Pereira, técnico agropecuário da regional de Cabeceiras, que ministrou o curso.

Feira-na-feira é a nova metodologia

Cursos de Processamento do Pedúnculo do Caju com ênfase na produção de cajuína, doces e utilização na culinária regional beneficiaram 80 agricultores familiares dos municípios de Picos, Jaicós, Monsenhor Hipólito e Francisco Santos, que ficam na região semi-arida. No encerramento dos cursos aconteceu uma exposição e comercialização de produtos no âmbito do tradicional mercado de Picos, onde acontece uma feira livre. A idéia foi promover o que os técnicos estão chamando de “Feira na Feira”. Ou seja, colocar, no âmbito do mercado, uma tenda (em forma de túnel) onde ficam expostos os produtos dos cursos.

Outra novidade foi a realização de Seminário de Divulgação do SUASA (Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária), com participação de representações nacional e estadual do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ADAPI – Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí e ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e dos municípios que compõem a grande região de Picos. A ação visa dar um conhecimento da legislação sanitária e práticas de mercado. “Estamos fazendo um trabalho de forma a integrar as capacitações com as informações da vigilância sanitária e as praticas de mercado”, explica o Eng. Agrôn. Milton Paula, coordenador da área, acrescentando que a atividade foi realizada ainda no município de Valença, Oeiras e Teresina.

EMATER implanta jardins clonais em oito municípios

Capacitação de 160 agricultores familiares na produção de mudas de caju esta sendo feita nos municípios de São José do Piauí, Francisco Santos, Monsenhor Hipólito Massapê, Alagoinha do Piauí, Campo Grande do Piauí, São José do Piauí e Santana. A proposta vai servir também para formar sete “Jardins Clonais” em cerca de um hectare de caju, em cada município, visando à extração do material (garfo e a borbulha) para enxertia. “Esses jardins vão possibilitar que se tenha material genético de quatro clones de caju, difundindo estas variedades. A idéia é que, no próximo ano, os agricultores familiares possam escolher uma variedade mais produtiva, ou a que tenha um caju mais aceito na mesa, ou na indústria para produção de cajuína”, explica o Eng. Agrôn. Clébio Coutinho, coordenador da regional do EMATER em Picos. 

Cooperativas de agricultores buscam apoio para melhorar produção

Integrantes da Cooperativa de Produtores de Polpa de Fruta do município de José de Freitas, que fica a 54 km ao norte de Teresina, participaram de capacitação de aproveitamento da polpa de frutas como maracujá, acerola e goiaba. De acordo com a diretoria geral do EMATER, a solicitação foi da própria cooperativa. " Eles estão reconhecendo a capacidade e a eficiência dos técnicos do Emater de melhorar a qualidade da produção", disse Guedes, acrescentando que os integrantes do Grupo MANDU – Movimento de Articulação Norte - Piauiense para o Desenvolvimento Sustentável, que fica na Ilha de Santa Isabel, no extremo norte do Estado, também participaram de capacitações de aproveitamento da polpa de cajuí, murici, goiaba e acerola.

Outra iniciativa vem de São João do Piauí onde uma parceria com o movimento quilombola do município vai permitir a produção de polpa de umbu, fruta típica e abundante na região. De acordo com o diretor técnico do EMATER, Eng. Agrôn. Adalberto Nascimento, o EMATER, aproveitando uma máquina de fazer polpa dos quilombolas, vai ceder um caminhão F-4000, tipo baú, onde será colocada a máquina, que vai fazer uma rota itinerante. “A idéia é lançar durante o Festival da Uva, evento bastante aguardado na região, a Polpa de Umbu Quilombola”, afirma Adalberto. 

Cocludentes de curso
Concludentes de curso de capacitação

Cajuína na merenda escolar

Além de gerar atividades empreendedoras, as capacitações de aproveitamento integral do caju, com ênfase na produção de cajuína, estão gerando outras ações. Um bom exemplo foi vem de uma comunidade da sede do município de Santana, na região de Picos, que produziu cajuína esse ano em parceria com o poder municipal e já inseriu o produto na merenda escolar.  “Isso dá uma satisfação muito grande pra gente, ver o resultado que a gente esperava acontecer de uma forma tão surpreendente”, finaliza Guedes.

23/01/2009

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64