Governo vai acelerar avanços na agricultura familiar
26/01/2009 - 00:12:31

sao pedro 11
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agr° Francisco Guedes, embarca amanhã (27) para Brasília – DF na comitiva que vai acompanhar o governador Wellington Dias a uma reunião com o Presidente Lula e o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, para discutir estratégias e metas de atuação integrada do governo federal com o estado.

Os governadores das regiões Nordeste e da Amazônia Legal estão sendo convocados pela Presidência da República para buscar estratégias que visem reduzir, em curto prazo, as desigualdades regionais no Brasil. “Todos os diretores dos EMATER/NE e secretários de agricultura estarão reunidos com o ministro para discutir os indicadores sociais e o desenvolvimento da agricultura familiar no Nordeste. Para isso, estamos com todos os nossos programas e projetos na área de assistência técnica para agricultura familiar do Piauí. Vamos levar, dentre outras dados, um relato de experiências positivas na região do semi-árido”, disse Guedes.

A proposta do governo federal é melhorar ainda mais os dados do PNAD – Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2007, que já mostram avanços significativos. Para isso, o Governo já identificou no âmbito dos pactos setoriais, as ações e projetos que, se fortalecidos ou acelerados, poderão permitir melhorar estes indicadores até o final de 2010.

Além do fortalecimento da agricultura familiar, o governo vai intervir positivamente na redução do analfabetismo, redução da mortalidade infantil e erradicação do sub-registro civil. “Os ministros das áreas correspondentes a estes indicadores também vão estar reunidos com os respectivos secretários estaduais”, finalizou Guedes.
26/01/2009