Piauí já recebeu 391,7 mil kg de sementes de milho do Garantia Safra

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O técnico da regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí de São Raimundo Nonato, Ezequiel Cardoso, acaba de informar que no final da tarde de hoje (3) está sendo aguardado o último lote de sementes de milho, que vai atender aos agricultores familiares inscritos no programa Garantia-Safra no território da Serra da Capivara. “28 mil kg chegaram no último sábado (31). Ontem, segunda-feira (02) foram entregues mais 28 mil kg e hoje acontece a entrega do restante, totalizando 93.070 mil kg”, disse Ezequiel.

Com a entrega desta remessa, o EMATER, que foi o responsável pelo transporte das sementes de milho e feijão no Piauí neste programa, completa a quantia de 317,300 mil kg de sementes de milho entregues nas regionais do EMATER de Paulistana, Picos, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, que corresponde aos territórios da Serra da Capivara e do Guaribas. Ao todo, serão 195.825 mil kg de feijão e 391.610 mil kg de milho.

A entrega da segunda etapa de sementes de milho acontece no município de Campo Maior, a 78 km ao norte de Teresina e deve começar amanhã (04). Os 74.410 mil kg vão atender ao território dos Carnaúbas e mais os municípios de Beneditinos, Amarante, Passagem Franca e Monsenhor Gil no território Entre Rios.

“Fizemos contato com o responsável pelo transporte das sementes e ele informou que o caminhão está (carregado de sementes) no município de Baturité – CE (próximo ao município de Canindé), aguardando a nota fiscal do produto, que chega ainda hoje da EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do município de Petrolina – PE, responsável pela produção das sementes”, Eng° Agr° Lázaro Sabino, coordenador regional do EMATER em Campo Maior.

EMATER agiliza entrega de sementes

As sementes de milho que foram contratadas com a EMBRAPA, que fica localizada em Petrolina-PE, foram produzidas no estado do Ceará. De acordo com o diretor geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes, ficou acertado com os produtores de sementes do Ceará que, ao invés deles levarem as sementes para Petrolina, eles entregassem o produto no município de Campo Maior - PI. “Eles toparam fazer assim. Só que não trouxeram ainda. Na hora que chegarem em Campo Maior, já temos a logística para trazer para as sementes para Teresina e viabilizar também a distribuição nos municípios do Território dos Carnaúbas”, explica Guedes.

Guedes explicou ainda que as sementes de feijão, produzidas em Petrolina, vão começar a chegar amanhã (04) nos mesmos territórios onde foram entregues as sementes de milho.

Governo atende agricultores que ficaram de fora do Garantia-Safra

Além das sementes de milho e feijão que estão atendendo aos agricultores inscritos no Programa Garantia-Safra, do governo federal, o governador Wellington Dias autorizou a SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural a aquisição de mais 500 mil kg de sementes,  quando serão investidos mais de R$ 1 milhão.

“Esta sementes serão distribuídas nos outros municípios, porque não são apenas quatro territórios que estão precisando de sementes. Tenho, ainda hoje, uma reunião com o secretário Rubens Martins e a FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura para definir quais os municípios vão receber estas sementes a partir de amanhã (04)”, explicou Guedes.

O diretor disse ainda que, no final da tarde de hoje, tem outra reunião com o IDEPI – Instituto de Desenvolvimento do Piauí para discutir a entrega de mais 250 toneladas de sementes de milho, que foram adquiridas através de uma Emenda Parlamentar do ex-deputado B.Sá e vão ser entregues a partir de amanhã nos municípios localizados na região dos Territórios do Vale do Canindé e Vale do Guaribas.

03/02/2009