Continua distribuição de sementes no norte do estado
09/02/2009 - 00:14:01

Entrega de sementes

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

Entrega de sementes
Descarregamento de 37 mil kg de sementes em Camp Maior

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agr° Francisco Guedes foi na ultima sexta-feira (06) receber a primeira remessa de sementes do programa Garantia-Safra na região norte do Estado. “Nos últimos dez dias já entregamos mais de 319 mil kg de milho nos Territórios da Cidadania. Até quarta-feira (11) serão distribuídas o restante para completar os 554 mil kg de sementes”, explica Guedes.

De acordo com o coordenador regional do EMATER em Campo Maior, Eng° Agr° Lázaro Sabino, os 37 mil kg de sementes da primeira remessa, dos 74 mil kg previstos, foram encaminhados para os municípios de São Miguel, Buriti do Montes, Castelo do Piauí e Assunção. A previsão, segundo ele, é de que amanhã chegue a segunda remessa. “Como não temos condições de armazenar, nós mobilizamos os prefeitos da região para que disponibilizassem carro para fazer o transporte”, disse Lázaro.

Ele elogiou o comportamento dos agricultores familiares, dizendo que, antes, eles eram acostumados a plantar grãos, agora, plantam sementes de boa qualidade. “Não temos reserva de semente de boa qualidade. O que a gente planta é herança dos nossos pais. Mas, com uma semente de boa qualidade, onde a gente tem que aproveitar ao máximo como foi explicado aqui para nós, plantando o mínimo de sementes dá para colher bem. A chuva chegou, mas muito variada”, disse o agricultor João da Cruz, que planta um ha e meia da comunidade Angelim II, que fica a 42 km de Campo Maior.

Guedes conclama prefeitos

O diretor geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes fez referencia à necessidade da adesão dos prefeitos municipais da região do semi-árido ao programa Garantia-Safra, do governo federal, como forma de acabar com o problema da falta de semente no Piauí. “O estado do Piauí é um estado essencialmente agrícola, então tem que ter sementes para o cultivo. Então, é importante que cada prefeito faça sua adesão junto ao MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário para que a gente possa ter, em 2009, um bom programa estadual de sementes”, disse Guedes.

Sementes chegam na hora certa

O diretor tem um estudo detalhado da SEMAR – Secretaria do Meio Ambiente sobre previsão climática para o semi-árido brasileiro, que foi apresentado em um workshop realizado no ultimo mês de janeiro em Fortaleza – CE. No evento, que contou com a presença de varias universidade, dentre elas a UFPI – Universidade Federal do Piauí, INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e inclusive da NASA e universidades americanas mostrou a caracterização climática para está região. “Para 2009, o trimestre com a maior carga de chuva será fevereiro, março e abril. Portanto, as sementes estão chegando na hora certa para os agricultores familiares do Piauí”, disse Guedes.

Programa de sementes

Para ter um Programa Estadual de Produção de Sementes no Piauí, Guedes disse que foi realizado um encontro entre dirigentes da EMBRAPÁ do Piauí, Petrolina e Brasília. A coordenação será feita pela SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural e vai integrar vários municípios no sentido de que, cada um, possa ter um programa municipal de produção de sementes. Segundo ele, ainda, com base na tecnologia produzida na EMBRAPA, será possível a elaboração de um programa estadual de produção de sementes.

09/02/09