Governo Federal fortalece a assistência Técnica e extensão rural do Piauí

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O diretor do DATER – Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva, esteve hoje (17) em Teresina para encaminhar procedimentos de um Pacto Federativo com estados e municípios, visando diminuir as desigualdades regionais. Argileu esteve reunido com representantes do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural, SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, BNB – Banco do Nordeste e Delegacia do MDA no Piauí.

Reunião na SDR

“Dos quatro elementos selecionados para acelerar a diminuição das desigualdades regionais, o fortalecimento da agricultura familiar é um deles. Há uma compreensão do Governo de que, na medida em que é fortalecida a assistência técnica e extensão rural - ATER, as outras políticas também serão fortalecidas, por que é a ATER quem tem a grande capacidade de articular e convergir estes programas nos municípios e comunidades”, explicou Argileu.

De acordo com o diretor, este é um desdobramento de uma reunião convocada pelo presidente Lula, que aconteceu no mês passado no Palácio do Planalto, em Brasília, da qual participaram os governadores e representante do setor primário dos estados do Nordeste e da Amazônia Legal. Esta reunião serviu para ajustar os números, quantitativos e as metas para que o pacto seja assinado pelo presidente, ministro e governadores.

“Além de um aumento, significa um direcionamento de recursos. Por que os estados que em 2009 vão receber um volume maior de recursos, por parte do MDA, são justamente aqueles em que este pacto está sendo celebrado. São dois focos: primeiro, qualificar as políticas existentes para os agricultores que já acessam o crédito rural do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, Luz para Todos e o Biodiesel.
O segundo foco é fazer com que, a ATER, possa trazer outros agricultores para também acessarem essas políticas, de forma qualificada e, evidentemente, fazendo uma grande atuação na organização da produção e nos processos de comercialização, que é o grande desafio da extensão rural”, encerrou Argileu.

Um técnico para cada 100 agricultores familiares

O diretor geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes disse que a proposta é bastante positiva, pois vai fortalecer mais ainda os agricultores familiares nos Territórios da Cidadania para diminuir as desigualdades sociais. “Os mais pobres dos mais pobres estão no campo, que são os agricultores familiares. Então, é fundamental esta proposta para a gente duplicar a capacidade de ATER, através do EMATER, nos municípios”, disse Guedes.

Ele explicou que o projeto prevê o envolvimento da maioria das coordenações regionais do EMATER no Piauí como no caso do Território da Serra da Capivara – que envolve os municípios de São Raimundo Nonato e São João do Piauí; Guaribas - Picos e Paulistana; Vale do Canindé - Oeiras; Entre Rios - Teresina e São Pedro do Piauí, Cocais – Esperantina e Carnaubás – Campo Maior.

“Vai envolver mais da metade do estado do Piauí em dois anos. Vamos estruturar mais o EMATER e estar presente na proporção de um técnico para cada 100 agricultores familiares. São recursos da ordem de R$ 30 milhões, sendo R$ 15 milhões do governo federal e R$ 15 milhões do tesouro estadual, além dos R$ 17 milhões que já estão garantidos para este ano para o EMATER”, finalizou Guedes.

17/02/09