EMATER garante presença em 100% dos municípios piauienses

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

“O Piauí é um dos estados do Brasil que tem presença do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí em 100% dos seus municípios”, disse orgulhoso o Governador Wellington Dias, durante o encerramento da solenidade que instalou os últimos 39 escritórios do Instituto no Estado, completando a cobertura nos 224 dos municípios. O evento aconteceu hoje sexta-feira (27), na sede do EMATER, na zona norte de Teresina.

Prestigiado pela presença do governador e diversas autoridades como o vice-governador Wilson Martins, Secretário de Fazenda Antonio Neto, de Saúde Assis Carvalho, de Desenvolvimento Rural Rubens Martins, Lúcia Araújo, Coordenadora da Casa do Semi-Árido, além de prefeitos dos municípios beneficiados, representantes de órgão do governo federal e entidades dos movimentos sociais, o Eng° Agr° Francisco Guedes, diretor geral do EMATER disse que esse é um momento histórico.

Vice-governador, Wilson Martins
Vice-Governador Wilson Martins

“É o EMATER chegando para os mais pobres dos mais pobres, que são os agricultores familiares. Como isso, vamos dar a eles acesso a políticas públicas como o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”, afirmou.
Estiveram presentes ainda os deputados estaduais Fábio Novo, Magalhães, Paulo Martins e Lilian Martins; Agostinho Neto, superintendente do BNB – Banco do Nordeste, vereadoras Rosário Bezerra (de Teresina) e Rosalina (município de Queimada Nova); Dudu Trindade, da Controladoria Geral do Estado.

Servidores entregam proposta de PCS

Durante a solenidade, de surpresa, o governador recebeu das mãos dos diretores do sindicato dos servidores do EMATER uma proposta de PCS - Plano de Cargos e Salários da categoria. Dias recebeu bem o projeto, mas ponderou, dizendo que a primeira proposta de PCS do Estado foi, em 2006, para os funcionários do EMATER. O governador continuou dizendo que tem todo interesse em fazer acontecer o PCS e que vai acompanhar pessoalmente até o fim do processo.

Wellington Dias usou expressões como “Vamos fazer, mas com o pé no chão”, enfatizando a necessidade de uma proposta que se enquadre na realidade do orçamento do Estado. Ele lembrou que, no início do Governo, usou a expressão “trocar o pneu com o carro andando”, para demonstrar a situação caótica deixada por governos anteriores e disse “Não à enganação” afirmando que não vai fazer igual a governos que enganavam os trabalhadores com propostas irrealizáveis.

O governador explicou que a folha de pagamento do EMATER era de R$ 835 mil no início do Governo dele, e que agora, mais que dobrou, passando para R$ 1.834 milhão. Demonstrando saber da particularidade que tem o trabalho dos técnicos do Instituto, o Governador disse que quer que os técnicos do interior tenham as mesmas condições de produção de tecnologia e conhecimento que têm os técnicos que atuam na capital.

Ele foi enfático ao afirmar que o Piauí tem pelo menos 25 arranjos produtivos importantes para gerar novos empreendimentos na agricultura familiar, por isso vai levar em consideração o potencial de cada região. “O caminho do conhecimento é que abre grandes possibilidades”, disse Wellington Dias, acrescentando que o diferencial para categorizar os aumentos salariais do EMATER remonta aos velhos tempos do início da Instituição. “O diferencial é o da produtividade”.

CONFIRA MAIS FOTOS

Nonato Medeiros, representou a APPM