Paulo Martins ressalta a inclusão de todos os municípios da região de Campo Maior
03/03/2009 - 00:12:58

Dep Est. Paulo Martins

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

Os municípios de Boqueirão, Sigefredo Pacheco, Juazeiro, Buriti dos Montes, Novo Santo Antônio e Assunção, localizados no Território dos Carnaubás, no qual está inserida a regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, com sede em Campo Maior, foram contemplados com novos escritórios deste Instituto, dos 39 instalados pelo Governador Wellington Dias, durante solenidade que aconteceu na última sexta-feira (27). Com isso, o EMATER vai estar presente em 100% dos municípios piauienses, dos 224 existentes.

O deputado Paulo Martins celebrou a inclusão de 100% de todos os municípios, em especial os da região dos carnaubais. Para ele, assistência ao homem do campo é a saída para o desenvolvimento, gerando renda e fixando as famílias nos seus locais de origem. O coordenador regional do Emater de Campo Maior, Lázaro Sabino, também compareceu à solenidade na sede do órgão em Teresina. Segundo ele, o trabalho dos técnicos será agilizado com esse aparelhamento e mais famílias poderão ser assistidas.

Os novos escritórios são fruto de convênio do EMATER com as prefeituras municipais, no qual foram estabelecidas, em cada caso, um tipo de parceria para alocação de imóvel, sessão de funcionários e rateio de despesas correntes. “É o EMATER chegando para os mais pobres dos mais pobres, que são os agricultores familiares. Como isso, vamos dar a eles acesso a políticas públicas como o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar”, disse o Eng° Agr° Francisco Guedes, diretor geral do EMATER.

Além de um técnico, que vai residir em cada município, o EMATER está disponibilizando um veiculo tipo Moto, um kit de computação contendo um computador e uma impressora e mobiliário para o escritório contendo uma mesa para computador, mesa redonda para reunião, 05 cadeiras giro-flex, um armário, um bebedouro elétrico e um ventilador. A intenção do EMATER, é dar as condições de trabalho necessárias para o desenvolvimento de atividades de assistência técnica e extensão rural eficaz, inclusive com acesso a internet.

Além da sede em Campo Maior, a regional é formada por seis territórios, que por sua vez coordenam o trabalho nos 19 municípios da regional. Durante a solenidade, o governador lembrou que, quando assumiu o cargo há seis anos, o Emater tinha escritório em apenas 35 dos 222 municípios existentes na época. “E todos funcionavam com dificuldades, sucateados”, disse o governador, ressaltando o caos administrativo da época, marcada pela falta de pagamento dos servidores públicos em todas as áreas.

Além do governador, diversas autoridades prestigiaram a solenidade, dentre elas, o vice-governador Wilson Martins, Secretário de Fazenda Antonio Neto, de Saúde Assis Carvalho, de Desenvolvimento Rural Rubens Martins, Lúcia Araújo, Coordenadora da Casa do Semi-Árido, além de prefeitos dos municípios beneficiados, representantes de órgão do governo federal e entidades dos movimentos sociais.

Estiveram presentes ainda os deputados estaduais Fábio Novo, Magalhães, Paulo Martins e Lilian Martins; Agostinho Neto, superintendente do BNB – Banco do Nordeste, vereadoras Rosário Bezerra (de Teresina) e Rosalina (município de Queimada Nova) e Dudu Trindade, da Controladoria Geral do Estado.

INFORMAÇÕES GERAIS

Beneditinos
Novo Santo Antonio.
Sede regional – Campo Maior

Territorial – Campo Maior, que coordena imediatamente as atividades nos municípios de Campo Maior, Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré e Sigefredo Pacheco.
Territorial de Altos, que coordena imediatamente as atividades nos municípios de Altos, Coivaras e Pau D´Arco do Piauí;
Territorial São Miguel do Tapuio, que coordena imediatamente as atividades nos municípios de São Miguel do Tapuio e Assunção do Piauí.
Territórial de Castelo do Piauí, que coordena imediatamente as atividades nos municípios de Castelo do Piauí, Juazeiro, Buriti dos Montes e São João da Serra;
Territorial de Cocal de Telha, que coordena imediatamente as atividades nos municípios de Cocal de Telha, Boa Hora e Boqueirão do Piauí.
Territorial de Alto Longá, que coordena imediatamente as atividades nos municípios de Alto Longá, Beneditinos e Novo Santo Antonio.

02/03/09