Guedes propõe a criação de Central de Comercialização para a melancia
11/03/2009 - 00:08:19

Festa da Melancia
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

Os cerca de 300 produtores de melancia do município de Jatobá do Piauí, onde se realizou no último sábado o VI Festival da Melancia, podem ganhar uma Central de Comercialização. A idéia foi lançada pelo diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agr° Francisco Guedes, durante pronunciamento dele na abertura do evento.

“A proposta é que, no final da safra, quando terminar a colheita e a venda da melancia, possamos reunir representantes dos produtores, órgãos da prefeitura, EMATER, SDR, Crédito Fundiário, PCPR, Embrapa, bancos, Conab, dentre outros, para que possamos fazer uma oficina de trabalho, visando  discutir os gargalos da produção. Já temos a geração de renda para cerca de mil pessoas, se a gente se unir vamos agilizar e melhorar a produção, dobrando a geração de trabalho e renda. Queremos tentar também evitar o desperdício da melancia que é muito grande”, disse Guedes.

Ele acrescentou que o EMATER realizou capacitações bastante elogiadas sobre o aproveitamento integral da melancia, o que resultou na produção do doce da casca de melancia, geléia, farofa da semente, dentre outros. “Isso a partir da melancia de segunda qualidade, que é desperdiçada atualmente. Temos que instalar agroindústria aqui e melhorar o perfil da comercialização. Em alguns povoados, temos a falta de energia, transporte, estradas vicinais, mas o grande gargalo é a comercialização”, disse Guedes.

O diretor disse ainda que, com a união dos produtores, vai ser possível apoiar a criação de uma Central de Associações para eliminar a figura do atravessador, de forma que o ganho seja revestido para cada produtor. “Assim como fizemos com os apicultores, lá na Casa Ápis, e com o caju na Cocajupi, em Picos, para que os agricultores possam viver com mais dignidade no campo com geração de emprego e renda”, finalizou Guedes.

Guedes lança desafio a prefeito

Este ano, o município de Jatobá do Piauí diminuiu a área plantada, mas aumentou a produtividade e a produção. São mais de 10 mil toneladas nesta safra, em torno de 25 toneladas por hectares. “Nós só temos um técnico do EMATER no município de Jatobá. Então, lancei o desafio para o prefeito Macedo para a gente melhorar a assistência técnica no município. De forma que, a cada técnico, agrônomo ou técnico agrícola, que ele colocar na secretaria de agricultura do município, nós vamos colocar outro técnico. Isto já está autorizado pelo governador Wellington Dias”, disse Guedes.

Questão fundiária ainda é problema

O Técnico em Agropecuária Irineu Souza Filho, coordenador do escritório do EMATER no município de Jatobá do Piauí, disse que outro grande desafio é o acesso ao crédito. “Nós temos muitas terras de heranças, de herdeiros ou posseiros, que não estão regularizadas. O que inviabiliza o acesso a alguns agricultores em relação ao acesso, principalmente, do Pronaf – Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar”, disse o técnico, enfatizando ainda sobre a necessidade de implantação de sistemas de irrigação como forma dos agricultores terem mais de uma safra por ano.
Produtor lança o sorvete da melancia

Guardando muito segredo sobre a receita do sorvete e mel de melancia, o agricultor Antonio Cícero fez o maior sucesso na V Festa da Melancia. Para explicar como faz a receita ele disse apenas o seguinte: “Tire a água da melancia, côe, bem coadinho e faça o sorvete”. De acordo com os relatos dos técnicos do EMATER, ele foi um dos agricultores que participaram da oficina promovida pelo EMATER no ano passado.

11/03/09