Prefeituras desperdiçam quase 30 mil vagas de programa do Governo

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

Parte significativa de prefeitos da região do semi-árido ainda não perceberam a importância do Garantia-Safra para a economia dos seus municípios. De acordo com o coordenador local do Programa, Eng° Agr° Matias Cabral, das 85 mil vagas destinadas ao Piauí na safra passada, somente 55.500 mil foram aproveitadas. Temos quase 30 mil vagas desperdiçadas, tendo em vista que muitas prefeituras estavam inadimplentes com a safra anterior.

O programa é encaminhado numa parceria do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí e a SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural.  “Está faltando mais sensibilização dos prefeitos municipais para entenderem a importância do programa para cada município. Por isso, estamos fazendo vários seminários nas áreas abrangidas pelo programa. Vale ressaltar, que em muitos municípios o valor do seguro pago aos agricultores familiares tem sido em muitos casos, maior do que o Fundo de Participação. Então, é recurso que entra no município, gera imposto, movimenta a economia e o comércio”, disse Matias Cabral.

Eng° Agr° Matias Cabral, coordenador
Eng° Agr° Matias Cabral

De acordo com Matias, no próximo dia 17 começam as reuniões para sensibilização dos Conselhos Municipais na região de Paulistana, envolvendo ainda Simôes, Padre Marcos, e Marcolândia. Ele informou também que já foram realizadas reuniões sistemáticas nas regiões de Oeiras, Valença, Várzea Grande, São Felix, Bom Jesus, Canto do Buriti, Itaueira, Piripiri, Campo Maior, São João do Piauí, Simplício Mendes, Paes Landim, Socorro do Piauí, São Francisco de Assis e Campo Alegre do Fidalgo.

No próximo mês de abril, o trabalho deve chegar ainda aos municípios da região de São Raimundo Nonato e Picos, envolvendo todos os municípios da região. “Estas reuniões contam com representantes de órgãos governamentais e não governamentais, além de representantes da sociedade civil, como a igreja e os sindicatos de trabalhadores rurais. Nestas oportunidades, falamos da filosofia do programa, a importância e papel Conselhos, que tem função deliberativa, acompanhamento e fiscalização”, disse Cabral.

Segundo o Eng° Agr° Lucas Bittencult, do EMATER, a partir de Junho começa a adesão das prefeituras municipais para a safra 2009/10. De julho a setembro é realizada a inscrição dos agricultores familiares. Em setembro, acontece a seleção dos agricultores familiares aptos a participarem do programa, que é feita pelos Conselhos Municipais, e em novembro, eles pagam o boleto no valor de R$ 5,5 como cota de participação integrada com o governo federal, estado e o município.

“O trabalho do EMATER vai desde a organização e participação nas reuniões dos Conselhos, passando pela inscrição dos agricultores, até a confecção dos laudos técnicos sobre o plantio e a verificação da colheita”, finaliza Bittencult.

11/03/09