INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Pesquisador mostra novas tecnologias de aproveitamento do umbu
13/03/2009 - 00:15:27  
  
Twitter 
Google+ 
Equipe do EMATER
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

Uma articulação do diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agr° Francisco Guedes, junto à diretoria geral da EMBRAPA- Semi-Árido que tem sede em Petrolina – PE vai permitir a realização do curso de Processamento de Umbu para 20 técnicos deste Instituto, ministrado pelo renomado pesquisador Nilton de Brito. O curso acontece a partir de segunda-feira (16) e vai até o dia 20, sexta-feira, no município de Picos, envolvendo extensionistas rurais das regiões dos municípios de Picos, Paulistana, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Teresina.

De acordo com o Eng° Agr° Milton Paula, coordenador da Rede Temática da Agroindústria Familiar, está ação faz parte do trabalho que o EMATER vem desenvolvendo no sentido de desenvolver o empreendedorismo no âmbito da agricultura familiar. “Este curso vai trazer uma grande qualificação dos nossos técnicos, uma vez que o pesquisador Nilton de Brito, que atua na geração e adoção de tecnologia e transferência de tecnologia do umbu, é um dos maiores pesquisadores nesta área. Nós já temos uma equipe com mais de 30 técnicos atuando na área de processamento de alimentos, com foco no aproveitamento das frutas tropicais, neste caso, o umbu”, disse Milton.

Além da importância social e econômica do umbuzeiro para a agricultura familiar no semi-árido, o pesquisador Nilton de Brito vai abordar técnicas e praticas de produção de polpa, mostrando formas de acondicionamento e conservação em temperatura ambiente, bem como a produção de sucos, geléias, doces e outros produtos. 

Milton disse que uma das principais etapas para inserção dos agricultores familiares na linha do empreendedorismo é a capacitação do empreendedor, tanto na área do processamento quanto da comercialização. “Este trabalho esta sendo realizado pelo EMATER na área da agroindústria familiar, para que o agricultor familiar veja como é o comportamento do mercado com relação a este produto e a aceitação dele. De forma que ele possa desenvolver ações para firmarem-se como produtores e pequenos empresários da área”, explica Milton Paula.  

A nutricionista Márcia Ferreira, que faz parte da equipe, disse que o umbu é rico em vitamina C e E, além de conter açúcares. Ela explica que já foram realizados cinco cursos para agricultores familiares onde foram passadas algumas técnicas de processamento. “Na realidade, somente 10% da produção do umbu do Piauí é vendida nas beiras de estradas e em algumas feiras, o restante é perdido. Nos nossos cursos buscamos agregar valor para que o homem e a mulher do campo melhorem sua renda. Com a capacitação do pesquisador Nilton de Brito, com certeza, vamos trazer, ainda mais, inovações”, finaliza Márcia.

13/03/09
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64