Instituições aceleram renegociação de dívidas do PRONAF
19/03/2009 - 00:08:35

Reunião no BB
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O diretor Geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes, viajou ontem (18) à tarde para São Raimundo Nonato, a cerca de 500 km ao sul de Teresina, para participar da construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural Sustentável daquele município. Na oportunidade, ele vai intensificar o trabalho de mobilização dos cerca de 3 mil agricultores familiares que ainda estão inadimplentes com o PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, cujo prazo de renegociação de dividas será encerrado no próximo dia 31 de março próximo.

Este encaminhamento foi definido ontem (17) numa reunião que aconteceu na sede do Banco do Brasil, em Teresina, da qual participaram, além do EMATER, representantes de várias instituições envolvidas com a questão, como o próprio Banco do Brasil, FETAG – Federação dos Trabalhadores na Agricultura, SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural e Delegacia do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário. “Os resultados são alvissareiros e mostra que o esforço concentrado de todas as instituições e entidades está valendo à pena. De 30% de inadimplência em dezembro passado baixou para menos de 10%”, disse Guedes.

Segundo ele, cerca de 170 municípios do Piauí (mais da metade dos municípios piauienses) estavam com inadimplência com o PRONAF em 2008. A intenção do grupo é reduzir para menos de 2%, até o prazo final da renegociação, que está prevista em Lei. “São Raimundo Nonato é um dos casos mais graves com mais de 3 mil renegociações para serem feitas. Por isso, conclamamos a todos os prefeitos da região, vereadores, associações, sindicatos e os próprios agricultores familiares para buscarem a renegociação da dividida que é bom para eles mesmos e para seus municípios”, explicou Guedes.

A situação das renegociações

De acordo com os dados do Banco do Brasil, que realiza operações principalmente das linhas de PRONAF B e C, até 31 de dezembro passado, somente 6 mil renegociações, das trinta mil pendentes, foram feitas pelo banco, o que representou apenas 20%. Com um esforço do banco, em parcerias com as diversas instituições, foram feitas visitas nas localidades, às rádios e aos prefeitos municipais, o que rendeu um aumento das renegociações. Em 01 de março passado, já haviam sido feitas mais de 20 mil operações.

Segundo os técnicos do BB, o prazo termina na próxima semana e só faltam 9.511 renegociações para serem feitas. “O EMATER fez reuniões com todos os seus regionais, envolvendo ainda associações, sindicatos, bancos, prefeituras e demais envolvidos, visando mobilizar os agricultores familiares em cada localidade. Isso foi importante no processo de renegociação”, afirma Guedes.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco do Nordeste, que também realiza operações nas linhas PRONAF, já foram renegociadas 76.168 operações, com 19.367 de clientes. O valor total das dividas renegociadas chegou a R$ 89.764.428,00. “Esse processo de renegociação dos agricultores familiares no PRONAF foi fundamental para aumentar os recursos financeiros a circular em cada município”, finalizou Guedes.

18/03/09