Aumenta a procura dos prefeitos por assistência técnica
19/03/2009 - 00:12:28

Entrega de veículo
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O Superintendente de Relações Institucionais e Sociais do Governo do Estado, Economista, José Ricardo Pontes, esteve na semana passada na sede do EMATER, em Teresina, acompanhando o prefeito José Francisco de Souza, do município de São Julião, que recebeu os equipamentos para incrementar o escritório deste Instituto naquele município. “Isso faz parte do projeto do Governador Wellington Dias de estruturação e reestruturação dos escritórios do EMATER, principalmente na região do semi-árido, de modernização de escritórios e capacitação de técnicos. Em São Julião, 60% da população vive na zona rural e boa parte dos acessos são feitos de motos”, disse Ricardo.

O prefeito disse que está reformando e ampliando o escritório do EMATER naquele município, numa parceria também com a ADAPI – Agencia de Defesa Agropecuária que deve montar escritório no mesmo prédio. Francisco disse ainda que contratou um técnico por conta da própria prefeitura e está animado com a aquisição da moto nova. “Queremos levar mais gente para cuidar da agricultura familiar”, disse o prefeito.

De acordo com a secretária do gabinete do diretor geral do EMATER, Sandra Paulo, a procura dos prefeitos tem aumentado principalmente em função dos convênios e a implantação dos últimos 39 novos escritórios, que estão sendo implantados para completar 100% de presença do EMATER no território piauiense. “Não só pela implantação dos escritórios, mas também pela busca de serviços de assistência técnica e extensão rural”, explica Sandra.

Municípios são eminentemente agrícolas

Durante a solenidade de instalação dos últimos 39 escritórios do EMATER em municípios piauienses, que aconteceu no mês passado, o prefeito de Jardim do Mulato, Eugênio Paccelido Chantal, disse que a chegada do escritório do EMATER no município dele é de grande importância. “É a chegada da tecnologia, da ciência, em que nossos agricultores receberão as orientações de como melhorar a produtividade nos seus cultivos, no seu plantio familiar. Então, é muito gratificante para o povo do mulato esse interesse do governador de levar este escritório para prestigiar o nosso povo naquilo que nós sabemos fazer”, disse Chantal.

Prefeito vai ao EMATER Prefeito vai ao EMATER
Prefeito Chantal, de Jardim do Mulato e Nonato Marreiros, da APPM

O ex-prefeito de Pimenteiras, Nonato Marreiros, que representou a APPM – Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais na solenidade, disse que a implantação de escritórios em todos os municípios é importante, pois o setor produtivo deve ser apoiado, da forma que vem sendo apoiado. “O Guedes tem feito um belíssimo trabalho a frente da Instituição e só quem tem a ganhar com isso é o pessoal que mexe com a agricultura familiar e com a agricultura como um todo”, disse Nonato.

Prefeita de Caxingó
Prefeita de Caxingó, Emenergilda Brito de Meneses

“Para mim e uma felicidade muito grande saber que o meu município está sendo prestigiado pelo governador com uma obra dessas. É muito frutificante pra gente e para o trabalhador rural saber que hoje dispõe de escritório do EMATER em sua localidade. (...) Para nós lá, a cultura é o arroz e o pó de carnaúba, é o que sabemos fazer. Mas, a gente quer crescer em outras áreas como o cultivo do feijão, melancia e todas essas coisas que a EMATER gosta de fazer fora de época. Então, isso é muito importante para gente ...criar galinha, também. Tudo o que vier de bom do EMATER eu só tenho que ajudar para fazer o meu município crescer. Nós ainda não temos agroindústrias, mas nós queremos colocar tudo isso lá. Temos só aquela coisa básica. Mas, a gente quer melhorar”, disse a prefeita de Caxingó, Emenergilda Brito de Meneses, durante visita a sede do EMATER, em Teresina.

VEJA MAIS FOTOS DE PREFEITOS:

Prefeito assina convênio
Prefeito de Ribeiro Gonçalves