Técnicos que atuam no meio rural entram na era da informática
24/03/2009 - 00:12:07

Curso capacitação em informática
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

Termina na próxima sexta-feira (27) em Corrente, que fica a cerca de 900 km ao sul de Teresina, um curso de capacitação em informática básica para onze técnicos que atuam nos escritórios daquela regional do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, que envolve 14 municípios. A atividade acontece na empresa Net Control Informática, que fica no centro daquele município. “Mais dois técnicos estão sendo treinados nos municípios de Curimatá e Julio Borges com a mesma finalidade”, explica o Eng° Agr° Gilberto Neiva, coordenador da regional.

Curso de capacitação em informática

A atividade faz parte de convênio entre o EMATER / MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário e tem carga horária de 80 horas para programas como Windows, Word, Excel, além do sistema SEAF - Seguro da Agricultura Familiar. “Faltava habilidade na utilização das planilhas. Agora, nossos técnicos sabem usar o computador, acessar a internet, passar e receber emails, etc. Além disto, estamos articulando com o setor de informática a colocação de internet nos nossos escritórios, inicialmente, nos Territoriais”, completa Gilberto.

De acordo com José Wellington da Silva, coordenador de programas de monitoramento de cursos realizados pelo EMATER, mais oito regionais deste Instituto estão promovendo esta atividade. “Além da regional de Corrente na região sul do estado, Floriano, São João do Piauí e Canto do Buriti estão iniciando este trabalho”, disse Wellington. Ele explica ainda que, na regional de Teresina, foram capacitados 20 técnicos no SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, no centro da cidade. “O trabalho surpreendeu a muitos técnicos que se sentiam desmotivados, de tal forma, que a média de avaliação final ficou entre oito e dez”, finaliza Wellington.

24/03/09