Periferia vai ganhar assistência técnica para projetos agrícolas
25/03/2009 - 00:13:52

Alô, presidente da associação
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
Tel 8851 2986

O Eng° Agr° José Soares Veloso, coordenador do CENTAF – Centro de Treinamento da Agricultura Familiar, órgão do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí localizado a 10 km da BR 242 que liga Teresina a Altos, participa hoje (25), em Brasília, de uma reunião do MDS – Ministério do Desenvolvimento Social para definir os últimos encaminhamentos do lançamento do Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana no Piauí, no âmbito do Programa Fome Zero.

Em todo o Brasil foram contempladas 15 regiões metropolitanas, que a partir de agora, vão ter uma assistência técnica mais próxima com a formação de um Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana. Em Teresina, o trabalho vai contar com o apoio do Regional do EMATER/Teresina e do CENTAF. “No Nordeste, foram contemplados o Piauí, Bahia, o Rio Grande do Norte e o Maranhão, sendo que, no Piauí e na Bahia o trabalho vai ser coordenado pelo EMATER de cada estado. Nos outros estados, a articulação vai ficar com universidades ou ONGs”, disse o Eng° Agr° Ulisses Filho, coordenador da Regional do EMATER em Teresina.

Para Ulisses, uma das vantagens da criação do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana da Região Metropolitana de Teresina é que os recursos do edital, no valor inicial de R$ 540 mil, podem ser reeditados em valores ainda maiores durante os próximos cinco anos. O projeto base prevê a criação de um comitê gestor, sendo que, para isso, o EMATER ja disponibilizou uma equipe composta por engenheiro agrônomo, técnico agrícola, zootecnista e extensionista social. “A reunião do Comitê Gestor deve acontecer no final do mês de abril”, completa Ulisses.

Um dos maiores beneficiários deve ser o assentamento Recanto de Santo Antonio, localizado na estrada que liga Teresina a União. “Desde a sua criação quando fui diretor geral do INTERPI – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, esse assentamento tem demonstrado através das suas lideranças que tem uma proposta organizativa bem montada” disse o Eng° Agr° Francisco Guedes, diretor geral do EMATER.

“Apesar das dificuldades, a maioria das pessoas está imbuídas no processo de empreender. Então, quando fizemos o convenio com o MDS para trabalhar com agricultura urbana e periurbana de Teresina, procuramos a direção do assentamento para que a gente possa fazer um trabalho de geração de emprego e renda. Fizemos o projeto, foi aprovado e está em fase inicial de execução”, finalizou Guedes

Como está o Recanto de Santo Antonio

Criado em 2005, o assentamento Recanto de Santo Antonio tem uma área de mais de 600 hectares que beneficiam 54 famílias. De acordo com o diretor geral do EMATER, através do INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrário o assentamento já foi beneficiado com uma indústria de beneficiamento de arroz e a compra de caprinos, adquiridos com o Credito Apoio, e a construção das casas está sendo viabilizada com o Crédito Habitação. “O projeto produtivo está sendo viabilizado através do MDS com a criação de galinha caipira e peixe. Já foram feitos os galpões, os galinheiros, para que eles possam trabalhar e gerar emprego naquele assentamento”, explica Guedes.

Segundo ele ainda, no total foram investidos mais de R$ 2 milhões naquele assentamento entre créditos Apoio e Habitação. “Além disto, temos energia de qualidade (trifásica). Na questão de assistência técnica, o EMATER tem dado a orientação de como criar as galinhas e o bodes. Até agora temos nos dados bem com os técnicos que passam as instruções, visto que a gente não tinha esse conhecimento de como criar”, finaliza Antonio Maximiliano, o Alô, presidente da associação do assentamento.

25/03/09