DIEEX define planejamento de ações para 2009

Por José Marques de Souza Filho
ASCOM/EMATER
Tel 3216 3856

Visando nivelar as informações sobre os convênios que estão sendo liberados para execução neste ano no EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, a DIEEX – Diretoria de Educação e Extensão do órgão chamou as diretorias e coordenações regionais para discutir a execução das ações de assistência técnica e extensão rural no Estado.

“É importante colocar que ainda vamos ter cinco momentos nos regionais para estar avaliando as ações mais em campo”, disse Wellington Silva, um dos coordenadores do evento, acrescentando que a atividade faz parte de meta de convenio com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Técnicos discutem plano de ações
Técnicos discutem plano de açoes

Para o Eng° Agr° Adalberto Nascimento, diretor técnico do Instituto, este é um momento também de confraternização dos coordenadores e diretores, além de servir como um processo de interação. “As dificuldades que a instituição tem passam a ser resolvidas através de idéias dos coordenadores regionais e inseridas no escritório estadual, que também sugere os caminhos que facilitam a execução dos trabalhos lá no campo”, disse Adalberto.

Eng° Agr° Adalberto Nascimento
Eng° Agr° Adalberto Nascimento, diretor técnico do EMATER

Ele disse ainda que, a partir deste encontro, a execução da segunda parcela do convenio de ATER vai ser acelerada e com maior qualidade. “Com esta nova gestão que está à frente do EMATER, conseguimos captar recursos de diferentes instituições que vão fazer com que, não só a qualidade do serviço seja melhorada, mais também melhorar toda uma logística para que estes técnicos estejam motivados para executar esta tarefa”, disse Adalberto.

Coordenadores apóiam a iniciativa

O Eng° Agro° Wilson Andrade, coordenador da regional do EMATER em Piripiri, no norte do Estado, disse que está é uma demonstração de que a diretoria está comprometida com o resgate da extensão rural no estado do Piauí. Ele acrescentou que na região dele o trabalho vai dar prioridade as cadeias da caprinovinocultura, cajucultura e fruticultura.

Na regional de Corrente, que fica na região da Chapada das Mangabeiras, no extremo sul do Estado, a prioridade, segundo o coordenador regional Eng° Agr° Gilberto Neiva, deve ser as cadeias produtivas da bovinocultura de leite, caprinovinocultura, além da produção de grãos.

Na regional de Valença, que fica na região do semi-árido, o trabalho vai focar como prioridade as cadeias produtivas da cajucultura, piscicultura e, com maior ênfase, a mandiocultura. De acordo ainda com a Francisca Costa, coordenadora daquela regional, a nova diretoria do empreendedorismo é uma forma de poder estar agregando valor aos produtos, fazendo a região desenvolver estas ações. “Gostaria de citar também que estamos revitalizando a cadeia produtiva da cana de açúcar”, finalizou Francisca.

07/04/09