EMATER coordena Comitê de Desenvolvimento da Mandiocultura da região de Valença

José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
8851 2986

O extensionista rural do Emater – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Antonio Paixão e Silva acaba de ser escolhido e nomeado coordenador do Comitê de Desenvolvimento da Mandiocultura do Território do Vale do Sambito.  A escolha aconteceu no ultimo dia oito, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença e contou com a presença dos diversos parceiros como o BNB – Banco do Nordeste, STR – Sindicato dos Trabalhadores, Secretaria Municipal de Agricultura e representantes de Associações de produtores.

De acordo com Paixão, o Comitê foi criado recentemente e tem como prioridade buscar, através dos seus membros, benefícios e políticas públicas capazes de melhorar a cadeia produtiva da mandiocultura da naquela região. “A idéia é profissionalizar mandiocultores por meio de capacitações, principalmente no tocante ao beneficiamento da mandioca como derivados, inovações tecnológicas de qualidade e boa aceitação no mercado consumidor”, ressalta Paixão.

Ele informa ainda que já está agendada para o próximo dia 08 de maio uma nova reunião, cuja pauta principal é formulação de uma programação de eventos, que vai contar com intercâmbios técnicos e capacitação de mandiocultores da reforma agrária. “No decorrer da nossa primeira reunião, fizemos uma apresentação, através de slide, enfocando todo o fluxograma de beneficiamento da mandioca, dando ênfase ao aproveitamento sustentável dos resíduos, dos sub-produtos da mandioca”, finalizou Paixão.
15/04/09