EMATER participa da construção de uma fábrica de barra de cereal regional
16/04/2009 - 00:13:25

Barra de Cereal
José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação do EMATER
8851 2986

O diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, Eng° Agr° Francisco Guedes, acompanhado do também Eng° Agr° Milton Paula, coordenador da Rede Temática da Agroindústria Familiar, foram até o CCA – Centro de Ciências Agrárias da UFPI – Universidade Federal do Piauí, participar da reunião que avaliou a minuta para elaboração do projeto de construção de um fábrica de barra de cereal que vai integrar as cadeias produtivas do caju, mel e mandioca, no território do Vale do Guaribas, na região semi-árida do estado.

De acordo com Guedes, a participação do Governo do Estado vem através dos técnicos do EMATER, da SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural e do próprio Governador Wellington Dias, que está interessado na geração de trabalho e renda, principalmente para os jovens do campo e da cidade. “Uma fábrica de barra de cereais à base do caju, mel e da mandioca é fundamental para agregar mais valor aos produtos e gerar mais renda aos agricultores familiares”, explica Guedes.

Reunião sobre barra de cereais
Reunião na CCA/UFPI

Ele disse que os recursos que vão ser investidos na fabrica devem ser somados ao cerca de R$ 8 milhões que já foram investidos na base industrial do processamento do mel e do caju no estado. “Basta este incremento de cerca de R$ 500 mil para a consolidação desta grande inovação tecnológica para o Estado do Piauí”, disse Guedes.

De acordo com a professora Maria Maraluce, que representou a UFPI, foi realizada uma primeira reunião em Picos com vários representantes das cooperativas e técnicos. Agora, está sendo feita a segunda fase de elaboração do pré-projeto, onde está sendo definindo algumas visitas técnicas e oficinas para consolidar o projeto. “Não sei quando o produto vai estar nas lojas. O projeto ainda está em fase de elaboração”, explica ela.

Para Sitônio Alves, representante da Casa Apís, isso faz parte das estratégias de inteligência comercial para ter acesso dos produtos ao mercado de forma competitiva e com valor agregado. Ele disse que o principal desafio é gerar renda e trabalho para os mais necessitados. “O mel é de suma importância, pois é 100% natural e tem mais de 180 substancias catalogadas no mel que podem contribuir com o enriquecimento da barra de cereal, com adição de açúcares e outros subprodutos do mel”, explica Sitonio.

Para a COCAJUPI, essa soma de empreendimentos é de grande importância, pois passa a envolver outras centrais de cooperativas. “A região tem uma grande produção de farinha dos mandiocultores, é naturalmente produtora de mel e caju. Então, é importante conseguir unir estas três vertentes para dar uma coisa interessante”, disse Rui Brito, assessor de cooperativa.

15/04/09