Cabra do Piauí consolida ações em todos municípios da Serra da Capivara

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de comunicação do EMATER
8851 2986

Vários representantes dos municípios que fazem parte do Território da Serra da Capivara, que abrange 18 municípios, discutiram ontem (15) na Câmara Municipal daquele município as ações ligadas ao desenvolvimento da ovinocaprinocultura na região, no âmbito do Programa Cabra do Piauí, que está sendo encaminhado pelo governo do Estado, através do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí e diversos parceiros ligados ao setor.

De acordo como o médico Veterinário, Ezequiel Almeida, extensionista rural que atua na regional do EMATER em São Raimundo Nonato, participaram da reunião os presidentes de sindicatos, secretários de agricultura, técnicos do EMATER e outros representantes municipais ligados ao setor, além de entidades que tem ações programadas.

“O objetivo deste encontro foi dar conhecimento das ações a serem desenvolvidas pelas entidades aos participantes, além de fazer a coordenação destas ações para que sejam bem divididas, de modo a beneficiar todos os municípios da maneira mais uniforme possível”, ressaltou Ezequiel.

Na oportunidade, Ezequiel informou sobre as ações que o EMATER está encaminhando para os próximos anos neste setor, dando ênfase à capacitações de técnicos e agricultores familiares, serviços de acompanhamento individual de cada produtor participante do programa, além de enfatizar, dentre outras ações, o trabalho das comunidades envolvidas.

“Entidades como o SEBRAE, PCPR, EMBRAPA, CODEVASF e Cáritas Diocesanas também relacionaram tudo o que tem programado para os próximos anos. Para nós, a unificação dos encaminhamentos é o melhor caminho para a correta distribuição de ações na região. Somente desta forma conseguiremos fazer um trabalho que realmente tenha resultados para o desenvolvimento do setor pecuário de pequenos ruminantes na região”, finalizou Ezequiel.

16/04/09