EMATER resgata a extensão rural com ações de acompanhamento de crédito
04/05/2009 - 00:11:44

Agricultores familiares de Picos
Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
Tel 8851 2986

O Eng° Agr° Domerval de Sousa Luz, extensionista rural do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, da Regional de Picos, participou, no último final de semana, de uma reunião para qualificação do crédito do PRONAF – B naquele município. “Foram tratados assuntos diversos como a gestão do crédito, conhecimentos específicos sobre o manejo das atividades financiadas, além de informações gerais sobre os programas de apoio a agricultura familiar desenvolvidos pelo EMATER e pelos governos estadual e federal”, disse Domerval.

Coordenadores do evento

A reunião aconteceu na sede do STR – Sindicato dos trabalhadores Rurais e contou com a participação de cerca de 60 agricultores familiares beneficiários do Agroamigo, financiado pelo Banco do Nordeste, na agência de Picos. Durante o evento, Domerval falou da importância do acompanhamento às famílias beneficiárias do crédito, ressaltando que essa estratégia de acompanhamento significa um marco referencial para viabilidade dos empreendimentos financiados pelos agentes financeiros, assim como, oportuniza aos agricultores informações necessárias para o melhor desenvolvimento de suas atividades.

O secretário de políticas agrícolas do STR/Picos, Ricardo Matos,  falou da importância desse trabalho realizado pelo EMATER que, segundo ele, é um momento de resgate dos serviços de extensão rural. “A presença do EMATER junto aos agricultores familiares é muito importante, haja vista a larga experiência da instituição. Isso só irá ajudar aos agricultores que precisam muito desse tipo de serviço. É o fortalecimento das parcerias entre o EMATER, agente financeiro e sindicatos de trabalhadores rurais”, disse Ricardo.
Agricultores familiares de Picos

Para o Eng° Agr° Clébio Coutinho, Coordenador Regional do EMATER/Picos esse acompanhamento aos agricultores familiares vem acontecendo também em outros municípios da região. De acordo com ele, os técnicos do EMATER estão orientados e determinados a realizar um trabalho dentro da expectativa do convênio pactuado entre o EMATER e MDA. “Temos uma meta a cumprir na nossa região. Todos os nossos extensionistas entenderam a importância desse trabalho, tanto para os agricultores, como para os agentes financeiros como para a nossa instituição, que busca resgatar os serviços de extensão rural”, finaliza Clébio.

04/05/09