Jaicós lança Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural
06/05/2009 - 00:09:41

Técnicos discutem plano de ações
Por José Marques de Souza Filho e Leonardo Maia (estagiário)
Assessoria de Comunicação EMATER
Tel 8851 2986

O Eng° Agr°, Francisco Guedes, diretor geral do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, falou hoje (06) sobre o lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural Sustentável da Prefeitura Municipal de Jaicós, município que fica na Regional do EMATER de Picos. O evento será realizado no próximo dia 08 (sexta-feira), às 8h30min, na Câmara Municipal de Jaicós.

“O Planejamento Estratégico é uma proposta de integração entre os governos federal, estadual e municipal e, não só facilita as ações do EMATER junto aos municípios, como também beneficia mais o agricultor familiar. Nessa integração quem sai ganhando são os cidadãos e cidadãs daquele município que tem suas demandas atendidas com mais agilidade. Portanto, essa integração é fundamental para o desenvolvimento, à longo prazo, da região”, argumenta o diretor.

De acordo com Guedes, na regional do EMATER de Picos o Governo do Estado já realizou vários projetos com base na agricultura familiar como na área da caprinovinocultura, um dos potenciais de Jaicós, foi implantada uma base industrial para beneficiamento de ovinos e caprinos. Também, já foram feitos investimentos em outras áreas como na apicultura, na cajucultura, na mandiocultura e na bacia leiteira da grande Picos.

“Jaicós, como membro integrante do Território do Guaribas, é fundamental para o desenvolvimento da Região. Então, eu gostaria de parabenizar o prefeito do município, Ozanam Barros, e o secretário de Agricultura, Antônio Silveira Reis, que tiveram essa iniciativa juntamente com o Eng° Agr° Clébio Coutinho, coordenador regional do EMATER”, comenta Guedes.

Quem já fez Planejamento estratégico

Segundo Guedes, o EMATER apresentou a proposta de elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Rural do Município para os prefeitos num evento promovido pela APPM – Associação Piauiense de Municípios e, desde então, a idéia está sendo bem aceita em vários municípios.

“Fazemos um planejamento participativo, integrado e, a partir daí, vamos buscar os recursos necessários. Estamos fazendo gestões junto ao MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário para que as secretarias municipais de agricultura não sejam simples cabide de emprego de um secretário, mas que tenha efetivamente técnicos que atuem no campo em parceria com o EMATER”, comenta Guedes. |

Ele diz que, além de Jaicós, vários outros municípios já tomaram essa iniciativa como Oeiras, Uruçui, São Raimundo Nonato, União, São João do Arraial, Esperantina, Joaquim Pires. “O Piauí é essencialmente agrícola, com um grande potencial agroindustrial.

Portanto, é indispensável para o estado haver investimentos no desenvolvimento rural sustentável. A produção de alimentos é uma importante estratégia para o crescimento econômico e social de municípios como Jaicós, que tem como base a agricultura, até para superação de crises. A produção de alimentos, via agricultura familiar, é fundamental para gerar mais emprego e renda”, exemplifica.

Como é a efetivação do plano

De acordo com os técnicos do EMATER, o planejamento é elaborado a partir de uma base técnica e, logo após, é apresentado à sociedade. Neste sentido, os conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável são fundamentais para a apreciação e homologação do Plano Estratégico. Os conselhos são formados por membros da sociedade civil e contam com representantes das igrejas, sindicatos, poder público, prefeitura, câmara de vereadores, governo estadual, etc. Depois de aprovado, o projeto é apresentado aos governos do estado e federal para a aquisição de recursos que possibilitem a implementação do plano.

06/05/09