Expresso Cidadã chega à região de Campo Maior
07/05/2009 - 00:08:47

Expresso cidadã atende mulheres
Por José Marques e Sarah Fontenelle (estagiária)
ASCOM/EMATER
Tel 3216 3856

O EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí, em parceria com várias entidades dos governos estadual e federal, gerencia o projeto que está levamdo cidadania às trabalhadoras rurais. É o “Expresso Cidadã”, que leva às trabalhadoras do campo a oportunidade de tirar documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento, carteira de trabalho, dentre outros. Este mês, o projeto chega à regional do EMATER que fica em Campo Maior, no norte do Estado, e está abrangendo os municípios de Novo Santo Antônio (07/05), Cocal de Telha (05/06), Capitão de Campos (05/05) e Jatobá do Piauí (04/05).

“O projeto prevê alcançar 47 mil mulheres somente no Piauí em 2009 e já conseguiu atingir cerca de 25% desse total.  Imagina-se que com esse projeto 47 mil mulheres possam caminhar em direção a uma participação mais digna e cidadão na sociedade”, diz Eng° Agr° Orlando Costa, um dos coordenadores do projeto.

De acordo com ele, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é coordenado pela Diretoria de Educação e Extensão do Instituto, que recebeu recursos do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário para a compra do veículo, que foi totalmente equipado com aparato técnico de computadores e internet via satélite para a expedição de documentos.

“A meta é atingir 75% dos municípios do Estado, através de um comitê que está organizado em forma de mutirão, articulado junto aos sindicatos e demais instituições em cada município. O veiculo chega a passar cerca de 15 dias por mês nas sedes municipais”, explica Orlando.

Orlando explica ainda que, além da administração dessa unidade móvel, o EMATER apóia o trabalho disponibilizando técnicos, que trabalham na mobilização dos mutirões, dando o atendimento necessário a quem desejar tirar documentos, além de levar informações voltadas aos interesses das mulheres, fazendo assim, um trabalho de conscientização. “Tudo isso com uma equipe capacitada e preocupada em levar cidadania para o campo e, nesse caso, mostrar às mulheres como se inserir como cidadã na sociedade”, diz Orlando.

Segundo Orlando Costa ainda é importante o EMATER participar de ações como esta porque o meio rural ainda é muito carente em documentação, principalmente as mulheres, o que às impede de serem beneficiadas com as políticas públicas que o governo oferece como, por exemplo, o Pronaf-Mulher. O que é algo tão básico e fundamental pode ser um entrave em muitos momentos da vida dessas pessoas e, o que se observa, é que muitas dessas beneficiadas antes de serem atendidas pelo programa não tinham nem mesmo certidão de nascimento”, finaliza Orlando.

06/05/09