Plantio de vazantes vai melhorar safra agrícola 2009

Por José Marques de Souza Filho
Assessor de Comunicação EMATER
Tel 8851 2986

Com um investimento de R$ 500 mil, o Governo do Estado, através do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí vai incentivar o cultivo de milho, arroz, feijão e hortaliças como melancia nas áreas de vazante, que devem surgir em decorrencia das últimas enchentes ocorridas no Estado. “O Projeto de Vazantes foi feito em 2008, com recursos próprios do Governo do Estado. Já fizemos todo o processo de licitação e compra de sementes para iniciar o plantio de vazantes. Esta é uma parceria do Governo do Estado com a EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária”, explica o Diretor Geral do EMATER, Eng° Agr° Francisco Guedes.

Guedes explicou que o projeto está pronto para ser colocado em prática, aguardando apenas os levantamentos finais da situação das enchentes. “O EMATER, através dos seus regionais e escritórios locais, fez um levantamento preliminar junto às comissões de defesa civil municipais. Os dados finais deste levantamento, propriedade por propriedade e porcentagem da perda agrícola por cultura (arroz, feijão, etc) de cada propriedade, está sendo iniciado e vamos concluí-lo quando as águas baixarem”, informa Guedes.

O diretor explicou ainda que as enchentes deste ano foram diferentes daquela ocorrida no ano passado, que atingiu, principalmente, a região do semi-árido. “A enchente do ano passado deu-se mais no semi-árido e sul do Estado. Agora, estão ocorrendo de Teresina pra cima, isoladamente, em alguns municípios às margens do Rio Parnaíba como Santa Filomena, Ribeiro Gonçalves e Urucuí. A exceção deste (repito), todas são de Teresina pra cima como Teresina, Barras, Esperantina, Cocal, Batalha, União, Luzilândia, Piracuruca, Cocal da Estação, Parnaíba, Luis Correia, Cocal dos Alves, Caxingó. Estas são as cidades que tem os maiores danos de perdas agrícolas ocorridas neste momento”, finaliza Guedes.

15/05/09