DIRETOR GERAL DO EMATER DISCUTE DESENVOLVIMENTO RURAL EM FLORIANO
27/05/2009 - 00:09:19

Na última quarta-feira (20), o diretor geral do EMATER-PI, Engenheiro Agrônomo Francisco Guedes, participou de uma audiência pública onde foi debatido o plano de desenvolvimento rural sustentável do município de Floriano.
Realizada na câmara de vereadores de Floriano, a solenidade foi presidida pela vereadora Ana Cleide (DEM). Além de Francisco Guedes, a mesa de honra contou com a presença do secretário de Governo de Floriano, Edilberto Batista, do diretor do Crédito Fundiário, Francisco das Chagas Filho (Chicão), do coordenador regional do Emater, Francisco das Chagas, do coordenador estadual do Programa Luz para Todos, Júlio Rodrigues e do vereador Edivaldo Costa (PT), propositor da audiência pública.
Outras autoridades também participaram da audiência como os vereadores Antônio Reis Neto (PSDC), Raimundo Martins (PT) e Flávio Henrique (PTB), além de José da Guia, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Floriano, Francisco de Assis, Secretário Municipal do Desenvolvimento Rural, Maurício Bezerra, Secretário municipal do Meio Ambiente, e José Antônio, diretor da ADAPI.
Durante a audiência, foram pontuadas as principais dificuldades e alternativas para a construção de políticas para o desenvolvimento rural. Uma delas, proposta pelo vereador Edivaldo Costa, foi a formação de uma comissão composta por representantes das comunidades e do poder público que discutam de maneira mais aprofundada a realidade de cada comunidade rural, fazendo um levantamento atualizado dos dados e criando soluções específicas para as mesmas.
Em sua apresentação, Francisco Guedes ressaltou a assistência técnica como fator de desenvolvimento rural. “As pessoas do campo não querem sair da sua comunidade. Querem viver lá, mas querem viver com dignidade. E nós do governo temos que fazer nossa parte para proporcionar essa dignidade para a zona rural”, afirmou o diretor geral.
Francisco Guedes ainda reforçou a importância do fortalecimento da agricultura familiar como forma de geração de renda e diminuição da pobreza no campo e colocou o EMATER à disposição para apoio em capacitações, ampliar os trabalhos de assistência técnica em parceria com as prefeituras municipais.
Na platéia, agricultores familiares, sindicalistas e lideranças comunitárias ouviam com atenção todos dos discursos e participaram dos debates. Este foi um dos pontos altos da audiência pública: um debate produtivo entre autoridades e agricultores onde foram expostas as necessidades e expectativas de cada uma das partes sobre a atuação dos projetos no município.
À noite, Francisco Guedes ainda prestigiou a 39ª Feira Agropecuária de Floriano, realizada no parque de exposição do município, onde o EMATER possui estande com demonstração de produtos e projetos implantados e acompanhados pela instituição.

Texto: Christianne Melo