DIRETOR DO EMATERPI VISITA NUCLEO DE PRODUÇÃO DE BIODIESEL EM CANTO DO BURITI
27/05/2009 - 00:09:38

Na ultima quinta-feira (21), o Diretor Geral do EMATER-PI, Engenheiro Agrônomo Francisco Guedes, acompanhado do técnico José Pimentel, do EMATER de Canto do Buriti, visitaram a Fazenda Santa Clara, a 65 Km do município.
    Gerenciada pela empresa Brasil Ecodiesel, a Fazenda Santa Clara é um núcleo de produção comunitária onde aproximadamente 586 famílias se dedicam à produção de culturas agrícolas como mandioca, milho e feijão além de oleaginosas como a mamona e o pinhão manso para a produção de biodiesel.
    Durante a visita, Guedes se reuniu com o gerente agrícola da empresa Wilson Pitu e com o coordenador agrícola Antônio Filho para discutir a participação do EMATER na fazenda visando maneiras de revitalização ao projeto de biodiesel a partir da mamona.
    “A participação do EMATER se dará no fortalecimento da assistência técnica, na agroindustrialização dos produtos, no aumento de produtividade agrícola e no estreitamento das relações com o Governo”, afirmou Guedes. Para isso, foi acertado a instalação de um escritório do EMATER na fazenda, com um técnico permanente para acompanhar de perto as atividades e, principalmente, potencializar de maneira significativa e concreta o cultivo de mamona para a produção de biodiesel, bem como a ampliação das atividades da agricultura familiar nas diversas células de agricultores familiares da fazenda.
     Segundo Wilson Pitu, gerente agrícola da fazenda, o maior desafio hoje na fazenda Santa Clara é tornar as famílias auto-sustentáveis. Durante a reunião e as visitas feitas no campo, conversando com as lideranças comunitárias, surgiram várias iniciativas para a capacitação dos produtores, aumento da produção e revitalização da fazenda. Dentre elas estão projeto de implantação de bases agroindustriais de mandioca (para a fabricação de farinha e fécula), de caju, de pinhão manso, de caprino leiteiro, bem como a realização de uma semana da agricultura familiar, com capacitação técnica e a discussão dessas novas atividades, como o beneficiamento da produção de mandioca, mamoma, caju, mel, caprinos e ovinos de leite e de corte, tendo no final uma grande feira de mostra e ponto de comercialização dos produtos.
    De acordo com Francisco Guedes, a visita foi bastante proveitosa. “Acredito que há sim, uma grande oportunidade de ampliação e revitalização desse projeto e a meta do Governador Wellington Dias, através do EMATER, será transformar esse assentamento num assentamento modelo e altamente produtivo”, disse o diretor.
Quanto ao primeiro passo a ser realizado, Guedes explica que precisará ser feita um levantamento sócio-produtivo com o perfil de cada agricultor familiar. “A revitalização precisa de novas bases. Queremos trabalhar com os produtores que realmente querem produzir. Isso é essencial para a revitalização do projeto e sustentabilidade das faílias”, afirma ele.
    Após o almoço, juntamente ao gerente e ao coordenador agrícola da empresa, o presidente visitou algumas das células – comunidades com cerca de 20 famílias cada – da fazenda, conversou com alguns agricultores e observou as plantações de pinhão manso, mamona e mandioca.
    Ao final da tarde, em entrevista à Rádio Buriti FM, Guedes falou sobre a expectativa da visita à Fazenda Santa Clara, sobre a capacitação de coordenadores regionais que aconteceu no município e ressaltou o trabalho dos servidores e a presença do EMATER em 100% dos municípios piauienses.
    “Essa é uma de nossas principais metas. Já estamos presente em todos os municípios. Agora, é colocar para funcionar nossa estrutura a serviço do desenvolvimento do setor rural. É preciso contribuir para a diminuição da linha de pobreza e, agindo em parcerias, o agricultor ganha mais”, ressaltou ele.

Texto: Christianne Melo