EMATER AGILIZA AUXÍLIO ÀS VÍTIMAS DAS CHUVAS NO PIAUÍ

Por Christianne Melo
Assessora de Comunicação EMATER PI
9427 8553

Devido às fortes chuvas que caíram sobre o Piauí neste ano, muitos municípios encontravam em situação de emergência em decorrência de enchentes que alagaram cidades, danificaram estradas e deixaram milhares de pessoas desabrigadas.
Tendo em vista o recente rompimento da barragem Algodões, no município de Cocal, e os prejuízos causados aos agricultores familiares que perderam casas, plantações e animais, o Governo do Estado, através do EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - iniciará a execução das medidas emergenciais referentes às perdas agrícolas.
A primeira medida será a mobilização de uma equipe de técnicos do Emater para efetivar a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf aos agricultores dos municípios de Cocal, Buriti dos Lopes e Caxingó. A equipe também fará o mapeamento e o cadastro das propriedades às margens do Rio Pirangi.
O Diretor Geral do Emater, o engenheiro agrônomo Francisco Guedes, está se dirigindo nesta madrugada (30) ao município de Cocal, acompanhando o Governador Wellington Dias, para avaliar os danos causados e determinar os encaminhamentos.
Com os levantamentos finais da situação das enchentes, a liberação de sementes – milho, feijão, arroz e hortaliças – para o plantio de vazantes será imediata.
O Programa de Vazantes, que consiste no incentivo e apoio técnico ao plantio de grãos e hortaliças nas regiões de vazantes, provém de um investimento de R$ 500 Mil de recursos próprios do Governo do Estado que também conta com a parceria da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.
Além disso, no próximo dia 02 de Junho (terça-feira), um encontro reunirá a direção e técnicos do EMATER, com  a Delegacia Federal do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) no Piauí, SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), FETAG, Dirigentes sindicais dos municípios afetados por enchentes,  Prefeitos e Secretários de Agricultura das regiões atingidas e representantes do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
Na reunião serão discutidas a operacionalização do Seguro Garantia-Safra, a prorrogação do pagamento das parcelas do PRONAF aos atingidos pelas enchentes e a agilização da disponibilidade do crédito emergencial do Governo Federal que deverá ser imediato, sem burocracia e com juro negativo de 0,5% ao ano.