URUÇUÍ: FAMÍLIAS ASSENTADAS RECEBEM ASSISTÊNCIA TÉCNICA DO EMATER
03/06/2009 - 00:15:47

Sede de Treinamento do EMATER em Uruçui está em fase final

Por Christianne Melo e Leonardo Maia
“O EMATER, na Regional de Uruçuí, vem desenvolvendo o atendimento aos agricultores familiares nos municípios que compõem a região”, informa Francisco Amorim, coordenador de operações do EMATER-PI, Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural. Atualmente os técnicos do Instituto estão desenvolvendo atividades de assistência técnica e extensão rural nos cinco assentamentos da região.
São quatro assentamentos do INCRA, dois no município de Antônio Almeida, Assentamento Beleza e Lajedo – ambos com 45 famílias – e dois em Uruçuí: Assentamento Flores, com 152 famílias, e Santa Tereza, com 72.  Além desses, há o assentamento Cabeceira do Buriti partido, do Crédito Fundiário, que está em fase de implantação com 20 famílias, mas que já está recebendo assistência dos técnicos do EMATER.
A construção das casas nessa área já está na fase final. Nessa última semana, Matias Júnior, técnico do EMATER, e Umbelino Martins, Agente Administrativo, ambos da regional de Uruçuí, foram ao assentamento para orientar as famílias com relação a implantação de horticultura comunitária, projeto de recuperação ambiental e também para verificar o andamento das obras. “As casas do assentamento são de excelente qualidade, apesar da distância e das dificuldades da região”, conta Matias Júnior.
Umbelino complementa informando que o assentamento já tem poço e água encanada. Quanto a energia elétrica, já foi dada entrada no processo para instalação. Esses investimentos foram feitos através de financiamento do Crédito Fundiário. O EMATER ficou responsável por fazer a prestação de contas desses recursos, pelo acompanhamento na compra dos produtos, por oferecer assistência técnica e fazer o projeto de recuperação ambiental e produção.
O EMATER também realizou capacitações nos demais assentamentos da Regional, como os cursos de agroindústria e aproveitamento do pedúnculo do caju – especialmente na produção de cajuína – formação de hortas comunitárias, curso de piscicultura em rede e tanque de terra, além do incentivo a participação na feira do empreendedorismo.