FÓRUM DISCUTIRÁ REVITALIZAÇÃO DA BACIA LEITEIRA DO MÉDIO PARNAIBA
08/07/2009 - 00:12:55

Por Christianne Melo e Sarah Fontenelle
ASCOM/EMATER 3216.3856

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - EMATER-PI – participará, na próximoa sexta-feira (10), do Fórum de Revitalização da Bacia Leiteira do Médio Parnaíba no município Angical, convocado pela Prefeitura do Município.
Além do EMATER, o fórum contará com a participação de órgãos como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), DFA (Delegacia Federa da Agricultura do Piauí), SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco), as prefeituras da região e associação dos prefeitos do médio Parnaíba.
O diretor geral do EMATER, Engenheiro Agrônomo Francisco Guedes, considera importante este fórum devido o grande potencial leiteiro que apresenta esta região.
“A cadeia produtiva do leite é o destaque das prioridades do EMATER, da SDR e do governo do estado do Piauí. Já iniciamos a revitalização das bacias leiteiras de Parnaíba, de Teresina, de Oeiras, de Picos e são João do Piauí”, diz Francisco Guedes.
Guedes ainda acrescenta que presenciou a apresentação de uma proposta no BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para fortalecimento da bacia leiteira dos cerrados feita pelas prefeituras de Uruçuí, Rebeiro Gonçalves, Baixa Grande de Ribeiras, Canavieira, Antônio Almeida e Sebastião Leal, que segundo ele foi um momento de grande importância para discutir os problemas e pensar em possíveis soluções.
 Os principais problemas na bacia leiteira do médio Parnaíba são enfrentados por conta da falência da cooperativa industrial que beneficiava o leite na região, o que causou a queda na produção. Agora, uma empresa privada arrendou a indústria desta cooperativa. A expectativa, por parte dos empresários, é de que se inicie uma produção de 600 litros com um aumento de 5 mil litros em curto prazo.
Segundo o Veterinário e articulador da rede temática de fortalecimento da agricultura familiar na cadeia do leite João de Sousa Coimbra, “o EMATER já tem alguns trabalhos nesse setor, mas pretende dar maior assistência disponibilizando créditos através de bancos, dando treinamentos e fazendo projetos”.
O EMATER já tem previsto 5 treinamentos voltados para cadeia produtiva, no sentido de atender os agricultores familiares da região e melhorar a qualidade do leite. Os recursos para os treinamentos já estão prontos e trabalharão temáticas como o manejo sanitário, alimentar, reprodutivo e criação de rebanho.
Outras propostas de beneficiamento e capacitação já foram aprovadas e aguardam os recursos serem liberados por meio do convênio junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
A expectativa do EMATER é continuar a implementar propostas de capacitações de bovinocultura do leite em laticínios, fazer cadastramento de imóvel produtor e confeccionar kits para a ordenha manual do leite.