Diretor Geral do EMATER paticipa de fórum de revitalização da Bacia Leiteira do Médio Parnaíba
10/07/2009 - 00:16:05

Guede, diretor geral do EMATER, realiza palestra em fórum de

Por Christianne Melo

Assessora de Comunicação EMATER-PI

O diretor geral do EMATER, o Engenheiro Agrônomo Francisco Guedes, participou, na manhã desta sexta-feira (10), do Fórum de Planejamento Estratégico para o resgate da Bacia Leiteira do Médio Parnaíba.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Angical, foi realizado na Casa da Cultura e faz parte da programação de aniversário de 55 anos de emancipação política do município.

Além do diretor geral do EMATER, Francisco Guedes, o evento contou com a presença do Deputado Federal Marcelo Castro, do Secretário Rubem Martins, da SDR, além de prefeitos, secretários municipais e palestrantes da EMBRAPA, do Ministério da Agricultura e produtores de leite da região.

De acordo com Jorge Lopes, Assessor Parlamentar da Câmara Federal, a Bacia Leiteira do Médio Parnaíba já possui um grande potencial de aumento da produção leiteira tendo, como meta diária, 2 Mil litros de leite. A região já possui duas usinas de beneficiamento de leite e uma fábrica de ração animal. Mas para avançar, a proposta é a criação de uma associação de produtores de leite em cada município e um comitê permanente de articulação da bacia leiteira.

Após a abertura do fórum promovida pela Prefeita Márcia Lopes, foi dado início às palestras envolvendo o universo leiteiro da região do Médio Parnaíba. Francisco Guedes foi um dos palestrantes da parte da manhã, debatendo a proposta de assistência técnica para a Bacia leiteira do Médio Parnaíba.

Durante a palestra, Francisco Guedes ressaltou as atividades, os projetos e programas efetivados pelo Instituto em todo o Estado, bem como as metas do EMATER como a estruturação e funcionamento pleno dos escritórios do EMATER nos 224 municípios do Piauí, a qualificação das ações de assistência técnica e extensão rural, além da geração de renda através do empreendedorismo.

“O Piauí é um Estado essencialmente agrícola. Por isso, é de fundamental importância a integração de todos os órgãos que atuam sobre este setor assim como, também, o fortalecimento das secretarias municipais de agricultura por meio das prefeituras.”, afirmou Francisco Guedes, evidenciado a necessidade de um trabalho em conjunto voltado aos agricultores familiares.

“Sem a assistência técnica não vamos a lugar nenhum! Precisamos capacitar todo o pessoal para termos qualidade na produção”, lembrou o chefe da Embrapa Meio Norte, Hoston Nascimento, que palestrou sobre a Produção de Leite e Pasto.

Dentre as propostas apontadas pelo EMATER para a revitalização da Bacia Leiteira do Piauí estão capacitações a 52 grupos de agricultores familiares, sendo 5 grupos da região sobre produção de laticínios, manejo e higienização do rebanho para a ordenha, implantação de mini-laboratório para o acompanhamento da saúde dos animais, além de assistência técnica a programas como o “Balde Cheio” e ações integradas do programa “Luz para Todos”, que já tem uma proposta aprovada no Ministério de Minas e Energia para implantação, ainda este ano, de outra usina de beneficiamento de leite na região, em São Pedro do Piauí.

O Fórum de Planejamento Estratégico para o resgate da Bacia Leiteira do Médio Parnaíba conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Angical, EMATER, SDR, CODEVASF, EMBRAPA, SFA, ADAPI, Banco do Nordeste e Banco do Brasil, SEBRAE, SENAR E AMPAR (Associação do Municípios do Médio Parnaíba).