INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMPREENDEDORISMO: ACOMPANHAMENTO DO EMATER MOSTRA RESULTADOS POSITIVOS EM SÃO JOÃO DO PIAUÍ
16/07/2009 - 00:09:30  
  
Twitter 
Google+ 

Por Christianne Melo
Assessora de Comunicação EMATER-PI
(86) 3216.3856 / 9427.8553 / 8851.2986

A sabedoria popular diz que o sol nasce para todos, mas só consegue aproveita-lo quem nasce com ele. Um bom exemplo disso está em São João do Piauí.
Francisco Guedes, diretor geral do EMATER PI, aproveitou sua ida a este município, onde acompanhou o lançamento da segunda etapa do projeto Cultivando Saberes, para visitar uma propriedade que recebe a assistência técnica do Instituto e tem obtido resultados bastante positivos.
A propriedade, cultivada pelo agricultor familiar Hilário José Nunes, é arrendada e possui apenas cinco hectares, mas conta com culturas de tomate, cebola seca, abóbora e melancia – esta última, com a produção de 15 Mil quilos na colheita de julho deste ano – além de espaço dedicado para rotação de culturas.
De acordo com Hilário, além de São João do Piauí, sua produção já é comercializada em São Raimundo Nonato, Petrolina e Teresina. E não pára por aí. O agricultor se mostra muito positivo e ainda pretende estender a propriedade para variar mais sua produção através da rotatividade de culturas e incluir animais de pequeno porte como aves e ovinos.
Esse otimismo é o resultado da assistência técnica que o EMATER vem realizando junto aos agricultores familiares da região. “Eu quero é produzir. E o acompanhamento do EMATER foi muito importante porque eu não tenho conhecimento de muitas coisas. Já o técnico tem e ajuda a gente, ensina a fazer da forma certa. Tendo isso e vontade de trabalhar, o resto a gente consegue!”, diz Hilário.
De acordo com Hélio Área Leal, técnico do EMATER que acompanha cerca de 180 famílias do município, a assistência do instituto à essa propriedade, apesar de ter passado por alguns momentos difíceis devido a falta de recursos por parte do agricultor, a propriedade tem produzido bem e com qualidade.
“O acompanhamento do EMATER é feito através de visitas à propriedade e pelo atendimento imediato ao agricultor para tirar dúvidas, para mostrar a melhor forma de plantar, a melhor época de produzir determinada cultura, como combater as pragas eventuais, e assim por diante”, explica Hélio.
“O Hélio me avisou da experiência do senhor Hilário e fiquei muito contente. O EMATER vê, com enorme satisfação, exemplos de empreendedorismo como esse, que aliado à assistência técnica de qualidade, resulta em trabalho, renda e vida digna aos nossos agricultores familiares”, afirmou Francisco Guedes.
Guedes ainda antecipa que o Governador Wellington Dias já autorizou a contratação de novos técnicos. “A nossa meta é que cada técnico acompanhe, no máximo, 100 famílias de agricultores familiares. Dessa forma, o EMATER estará muito mais próximo e mais organizado junto aos agricultores”, diz o diretor geral.
Com os lucros já obtidos com a boa safra, o agricultor Hilário já conseguiu uma nova propriedade e poderá estender sua produção através dos incentivos dos Governos Federal e Estadual como o Programa Mais Alimento e o Pronaf, que possui taxa de juros de 2% ao ano – bem menor que os 20% mensais cobrado pelo dono da propriedade.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64