SEMINÁRIO DEBATE COMPRA DE SAFRA PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL

Por Christianne Melo
Assessora de Comunicação EMATER-PI
(86) 3216.3856 / 9427.8553 / 8851.2986

Na tarde desta segunda-feira (13), o EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – deslocou diretores e técnicos para municípios de São Raimundo Nonato, onde foi iniciado o seminário de preparação para a compra de mamona no pólo da Serra da Capivara. O objetivo do seminário é planejar para a revitalização do projeto de mamona e produção de biodiesel na região.
Participam dele, do EMATER, o diretor geral Francisco Guedes, o diretor técnico Adalberto Nascimento, o articulador estadual da rede temática de comercialização Evandro Alves da Silva, o articulador da rede temática de biodiesel André Rocha além de técnicos dos municípios envolvidos.
O seminário ainda contou com representantes da Petrobras Biodiesel, associações, sindicatos dos trabalhadores rurais, secretarias municipais de agricultura, bancos (Banco do Nordeste e Banco do Brasil), SEBRAE e Grupos de Trabalho (GT) dos Pólos de biodiesel.
Os municípios envolvidos são: São Raimundo Nonato, Bonfim do Piauí, Dirceu Arcoverde, São Lourenço do Piauí, Guaribas, Anísio de Abreu, Jurema, Fartura do Piauí, Dom Inocêncio, Caracol, São Braz do Piauí, Coronel José Dias, Várzea Branca e João Costa.
De acordo com a coordenadora do programa no Estado, Fátima Moura Fé, da Petrobras Biodiesel, esse planejamento deve harmonizar os procedimentos a serem adotados na compra da safra 2008-2009 de mamona, construir um calendário de compras e promover o intercâmbio de experiências no processo de oleaginosas.
“A comercialização da produção é a etapa fundamental dentro do processo. A Petrobras, que entrou nesse projeto em 2008, busca o consenso entre os parceiros. Esse é o momento de unirmos todos os atores envolvidos, ouvir cada parte para podermos encerrar um ciclo e partir para o outro, que é a nova safra”, afirma Fátima.
A partir de dados levantados e apresentados pelo coordenador da rede temática de biodiesel do EMATER, André da Silva Rocha, o projeto de produção de mamona no Pólo da Serra da Capivara envolve, atualmente, 14 municípios resultando em 575 hectares plantados e 409 agricultores cadastrados e contratados pela Petrobras Biodiesel, sendo que a estimativa de produção da safra deste ano é de 312.600 quilos de mamona.
André Rocha ainda apresentou que o EMATER tem dado assistência técnica de qualidade, acompanhando toda a cadeia produtiva e não deixando atrasar a entrega das sementes de mamona nos municípios, o que resultou numa boa aceitação do programa de biodiesel por parte dos agricultores envolvidos.
Com a entrada da Petrobras Biocombustível e com a assistência dos técnicos do EMATER, os agricultores voltaram a acreditar no programa. Nós já percebemos o aumento do número de agricultores familiares interessados nessa parceria”, afirma André.
“A Petrobras está cumprindo o que foi acordado com os agricultores familiares e com o EMATER. E o EMATER, por sua vez, também tem cumprido suas metas. Então, os agricultores familiares podem ficar tranqüilos, pois tudo o que for acertado aqui será efetivado, principalmente, na questão da compra da produção de mamona”, diz o diretor técnico do EMATER, Adalberto Nascimento.
Quanto ao desafio de internet no acompanhamento do programa devido a necessidade de internet nos municípios – uma vez que todos os dados levantados devem ser lançados no programa em rede da Petrobras – Adalberto ressalta o que já foi providenciado através do Instituto.
“Esse é um problema em todo Estado. É bom que se diga que os municípios até contam com internet, mas é a internet via rádio, que não é compatível ao sistema da Petrobras. A solução que encontramos no momento foi a obtenção de alguns modens de internet móvel, onde os técnicos do emater poderão, em qualquer parte do território da Serra da Capivara, colocar esses dados no sistema da Petrobras e assim poderemos avançar nesse programa”, explica o diretor.
Para não gerar prejuízos ao agricultor, o preço do quilo de mamona estipulado pelo Governo Federal através do MDA é de R$ 0,71. A Petrobras, que compra a mamona diretamente do agricultor, paga o preço de mercado que possui uma média de R$ 0,92. Com esse incentivo, a meta para o ano de 2010 é que a produção de mamona se multiplique, assim como a quantidade de agricultores familiares envolvidos.
“A cadeia do biodiesel é uma das cadeias prioritárias do Governo Federal e do Governo Estadual. São iniciativas como essa que dão resultado palpável para o agricultor. E o EMATER tem se empenhado para cumprir com suas propostas através do cumprimento dos prazos e da assistência técnica de qualidade, efetiva e continuada, do plantio à comercialização da mamona. Isso é geração de renda, de condições de vida digna aos agricultores familiares e desenvolvimento para o Estado. É isso que queremos e é para isso que vamos continuar trabalhando”, afirmou Francisco Guedes, diretor geral do EMATER, no seminário.