Epagri capacita produtores de vime em agroecologia
20/07/2009 - 00:18:25

Enviado por marcias@epagri.sc.gov.br

A capacitação, viabilizada por meio do convênio entre a Epagri e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA/Ater), envolveu 21 produtores de vime e 8 técnicos da Unidade de Gerenciamento Técnico (UGT-3/Lages/São Joaquim) e aconteceu nos dias 15 e 16 de julho, na Escola do Vime em Rio Rufino (SC).
O curso, com duração de 16 horas, contou com o apoio das Gerências Regionais da Epagri de Lages e de São Joaquim e capacitou agricultores dos municípios de Bom Retiro, Urubici, Bocaina do Sul, Painel e Rio Rufino. A seleção e a mobilização dos participantes foram de responsabilidade dos técnicos municipais da Epagri destes municípios. As palestras ficaram a cargo dos técnicos da Epagri e ligados a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CAV/Lages).
“O principal objetivo do curso foi capacitar os viminicultores em produção agroecológica e sustentável para ser desenvolvida em toda a propriedade”, explicou o extensionista da Epagri de Lages, Antonio Edu Antunes Arruda, destacando as habilidades para o cultivo e para o artesanato em vime, visando a geração de renda e emprego. Foram discutidos temas como a evolução da agricultura, desenvolvimento sustentável, dimensões para a sustentabilidade da agricultura e processo produtivo do vime de forma ecológica.
As metodologias utilizadas envolveram aulas expositivas e dinâmicas de grupo que foram desenvolvidas na Unidade de Capacitação de Vime e Artesanato em Vime, situada junto ao Parque de Exposições de Rio Rufino.
“Os participantes avaliaram como muito importante os conteúdos ministrados, pois servem de base para a condução adequada de todas as atividades desenvolvidas na propriedade, na comunidade, no município, na região, no estado, no país e no mundo em benefício do meio ambiente”, resumiu Antonio Edu.

Vime

Em Santa Catarina o vime está presente há quase um século, acompanhando principalmente os imigrantes italianos. Introduzido juntamente com a vinicultura, persistiu ao longo do tempo com diversos usos e aplicações, com destaque para a proteção de barrancas de rio, fabricação de canoas, cangas de boi, calçados (tamancos) e artigos trançados de uso doméstico (cestas, gaiolas, etc.). É utilizado, ainda, em paisagismo, fabricação de brinquedos, amarração de vegetais (parreiras e kiwi), bioenergia (para produção de energia), fitorremediação (descontaminação de solos e lençóis freáticos), na fitoterapia e na terapia ocupacional.
A partir da década de sessenta do século passado, o incremento da vitivinicultura e o declínio das plantações de vime na Serra Gaúcha propiciaram a comercialização catarinense do vime “in natura” para suprir as demandas daquela atividade, como a amarração das plantas de videira e trançados para garrafas, garrafões e cestas de colheita.
O cultivo se concentra hoje na Serra Catarinense, nos municípios de Rio Rufino, Bom Retiro, Bocaina do Sul, Urubici, Urupema, Painel e Lages, de onde se expandiu para outras regiões do estado (Rio dos Cedros e Garuva) e do país.   Atualmente, na região serrana, 1.266 famílias dedicam-se ao cultivo de 1.215 hectares de vime, sendo a produção anual de 15.790 de varas verdes e 6 mil toneladas de varas secas, prontas para o artesanato. “É uma atividade que não demanda insumos externos à propriedade”, explica o extensionista da Epagri da Serra Catarinense, Antonio Edu Antunes Arruda complementando que para a produção do vime é necessário somente uma fonte de água próxima à lavoura, o solo e a mão de obra do agricultor.
Vale destacar que a Estação Experimental de Lages possui uma coleção de espécies e de clones de vimes de diversas procedências como, por exemplo, da Alemanha, França, Itália e Argentina e outros países, com o objetivo de produzir material para produção de energia, para floricultura (uso “in natura” e desidratado) e para artesanato e móveis.

Mais informações:
Epagri/E. M. Rio Rufino - e-mail: emriorufino@epagri.sc.gov.br, telefone: (49 - 3279-0059)
e/ou Epagri/Gerência Regional de Lages - e-mail: arruda@epagri.sc.gov.br, telefone: (49 - 3224-4400).