INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMPREENDEDORISMO EM FRUTICULTURA
30/07/2009 - 00:12:08  
  
Twitter 
Google+ 

O EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - está participando do I Curso de Capacitação de Multiplicadores em Fruticultura, promovido pela Embrapa Agroindústria Tropical do Ceará.
O curso, que acontece em Fortaleza, reúne instituições públicas e privadas dos estados do Norte/Nordeste para debater o desenvolvimento da fruticultura. Após ter passado por uma seleção, quatro técnicos extencionistas do EMATER-PI e o secretário de Agricultura de Oeiras, Jonas Alves dos Santos, representam o Piauí no evento.
Dividido em quatro módulos, o curso teve sua primeira etapa ainda no mês de Junho, abordando temas como boas práticas de fabricação, procedimentos de pós-colheita, qualidade dos produtos e segurança alimentar.
A segunda etapa ocorrerá de 3 a 7 de Agosto e focará questões voltadas para o processamento e conservação de frutas tropicais proporcionando orientação e formação no que diz respeito à soluções de problemas básicos de tecnologias de industrialização de frutas, conservação, qualidade e embalagem.
“O objetivo do curso é formar multiplicadores de tecnologias em processamento de frutas tropicais buscando a qualidade e a segurança do produto na área da agricultura familiar. Nesse sentido esse curso vem dar prosseguimento aos trabalhos de formação dos extensionistas envolvidos com a temática da agroindústria familiar, já sendo efetuados pelo EMATER”, diz o articulador estadual da rede temática da agroindústria familiar do EMATER, Milton Paula Costa.
Segundo Milton Paula, desde 2004, o EMATER vem capacitando agricultores familiares em processamento de alimentos. As atividades começaram dando maior ênfase ao caju, já que o estado tem 195 mil hectares de plantação de cajueiro e o pedúnculo (parte comestível in natura do caju) era, em maior parte, desperdiçado.
Para o diretor geral do EMATER, o engenheiro agrônomo Francisco Guedes, a fruticultura piauiense tem progredido graças aos investimentos e capacitações no setor. “O Piauí tem se mostrado bastante propício para o cultivo não apenas de frutas, mas de qualquer coisa que se proponha a produzir. Na maioria das vezes, o que falta ao agricultor é o acompanhamento capacitado, as técnicas corretas de cultivo e as noções de todas as etapas de produção, do plantio à comercialização. E é para sanar essas dificuldades que os técnicos do EMATER estão sempre se aprimorando e absorvendo novos conhecimentos. Para, a partir daí, estender esse conhecimento ao agricultor familiar”.
Guedes ainda ressalta exemplos bem sucedidos de cultivo e beneficiamento de frutas tropicais que recebem o acompanhamento do EMATER no Estado. “Temos exemplos muito bem sucedidos de fruticultura aqui no Piauí como o caju, que é aproveitado para a produção de cajuína, doces e até pratos salgados. A graviola e o umbu também tiveram um grande salto de produção e beneficiamento, proporcionando geração de emprego e renda na agricultura familiar”, informa o diretor. 
EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64