MDA aprova trabalhos do EMATER-PI
04/08/2009 - 00:13:54

Por Christianne Melo e Sara Fontenelle (estagiária)
Ascom EMATER-PI

O EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – se reuniu, no final de julho, com o técnico da secretaria de agricultura familiar do MDA, Hector Carlos Barreto Leal. O motivo foi a avaliação dos convênios firmados entre os dois órgãos e que foram executados pelo EMATER-PI junto aos agricultores familiares do Estado.
Após esse encontro, o representante do MDA acompanhou algumas das execuções desses convênios nas regionais de Parnaíba, Picos e Esperantina. O técnico acompanhou a produção de hortaliças, cajuína, doces de caju e as capacitações de técnicos e agricultores familiares diretamente nas comunidades. Também ficou comprovada a utilização de veículos, computadores, aparelhos de GPS e material de escritório em geral nos escritórios regionais do EMATER.
Ao retornar, Hector Carlos reafirmou aos diretores o êxito do Instituto. “A ideologia da política nacional de assistência técnica está sendo bem concebida por parte da EMATER-PI, nota-se isso nas ações que estão sendo feitas e que tem nos dado respostas muito positivas em relação a todos os nossos convênios”, afirmou o técnico.
Mesmo sob elogios, o Diretor Geral do EMATER, o engenheiro agrônomo Francisco Guedes, solicitou uma reunião com os diretores e articuladores das redes temáticas do Instituto. A reunião foi para discutir o processo de execução dos projetos, visto que o primeiro semestre foi muito turbulento e alguns projetos tiveram que parar por conta das enchentes, por exemplo.
“O animo de querer atingir as metas não pode ultrapassar a qualidade dos trabalhos” pontuou Lauremília de Carvalho Meireles, diretora de Educação e Extensão do EMATER, evidenciando a preocupação do Instituto com a qualidade da assistência técnica prestada aos agricultores familiares.
Para a direção do EMATER, as redes temáticas devem se preocupar não apenas com a prestação de serviços através de cursos e capacitações, mas também criar núcleos de produção, o que já está sendo feito, por exemplo, na rede temática do leite, segundo João de Sousa Coimbra, articulador da mesma.
Outro exemplo citado durante a reunião foi a rede temática de Turismo Rural que, para completar as atividades no município de Cocal – que passou por um momento frágil nos últimos meses –, conversou diretamente com a comunidade para saber se já está preparada para receber os projetos e já prepara cursos e capacitações na região.
“O nosso trabalho é de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura familiar, confirmo isso com muita alegria, quando recentemente os agricultores do convênio com a APCEF nos agradeceram e disseram que ajudamos a mudar a vida de 40 agricultores”, lembra o diretor geral Francisco Guedes.
A Lei de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), criada em Julho, e a Lei que estipula a compra de alimentação escolar direto do agricultor familiar também foram trabalhadas dentro da atuação do EMATER-PI. Ambas as leis dão maior responsabilidade ao Instituto, pois o acompanhamento aos agricultores familiares será mais intenso e de forma continuada, sem interrupções devido o atraso de repasses financeiros para os projetos.