EMATER e FETAG analisam assistência técnica no Piauí
04/08/2009 - 00:14:01

Reunidos, EMATER e FETAG debatem assistencia técnica junto a

Por Christianne Melo e Samara Kelly (estagiária)
Ascom EMATER-PI (86) 3216-3856/ 8851.2986 / 9427.8553

A diretoria do EMATER - Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí - reuniu-se na manhã desta terça-feira (04) com a diretoria da FETAG (Federação dos trabalhadores na agricultura do Estado do Piauí) e com representantes dos sindicatos dos agricultores familiares para analisarem como está a assistência técnica nos municípios do Estado.

Foram expostos diversos assuntos, dentre eles os preparativos da FERAPI (Feira Piauiense de Produção do Povo da Reforma Agrária e do Povo Quilombola), questões vinculadas à infra-estrutura das regionais do EMATER e sobre a capacitação e contratação de técnicos para as regionais.

O presidente da FETAG, José Evandro, disse que avalia a reunião como positiva. "Estamos aqui discutindo a respeito das dificuldades que nós sabemos que o EMATER do Piauí enfrenta, mas também avaliando os pontos positivos e a boa vontade do presidente Francisco Guedes em estar buscando soluções para os problemas das regionais do EMATER. Nós temos hoje um Estado grande, com muitos municípios, muitos agricultores familiares e precisamos conversar e apresentar os problemas dando sugestões.", afirmou ele.

O Diretor Geral do EMATER, o engenheiro agrônomo Francisco Guedes, disse que todas as reivindicações serão analisadas. "As regionais têm que ser cobradas. Através do Grito da Terra nós analisamos as regionais e algumas foram substituídas", disse. Ele ainda adiantou que haverá contratação de técnicos para cerca de 15 municípios que estão com déficit desse profissional.