EMATER TRAÇA PLANOS DE REVITALIZAÇÃO NA FAZENDA DA PAZ
10/08/2009 - 00:13:13

Por Christianne Melo e Sarah Fontenelle(estagiária)

Representantes do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER) participaram de reunião, nesta quarta-feira (5), para traçar os planos de revitalização do projeto “Uma Luz para Vida”, realizado na Fazenda da Paz, município de Timon.  A equipe técnica do EMATER responsável pela elaboração e implantação do projeto afirma que os recursos já foram liberados pelo Governo Estadual do Piauí e as atividades serão executadas a partir do mês de Agosto.
Segundo o coordenador de operações do EMATER, Francisco Amorim Sobrinho, o projeto tem como objetivo capacitar jovens e adultos dependentes químicos e prepará-los para uma boa inserção social. Para alcançar esses resultados serão implementadas ações voltadas a agroecologia nas áreas de cajucultura, psicultura e da agroindústria do beneficiamento do caju. “Com isso visamos promover a auto-estima das pessoas envolvidas, contribuindo para inserção segura dessas pessoas no seio da sociedade”, confirma Amorim.
O projeto tem como metas contribuir para a reinserção social de 160 jovens e adultos internos da Fazenda da fazenda Paz, revitalizando projetos como o da horta orgânica e do cultivo de 20 hectares de cajueiro anão precoce, a construção de um viveiro com capacidade de produção de 25.000 mudas de cajueiro, além de cursos de capacitação e outras ações.
É interessante destacar que os trabalhos nessa área tem tido resultados positivos como o aproveitamento do pedúnculo do caju (parte comestível in natura), que antes tinha 100% de desperdício e, a partir do projeto “Uma Luz para a Vida”, foram viabilizados cursos de processamento do caju e práticas de manejo dos pomares já existentes na fazenda, o que trouxe como resultado a produção de cajuína.
Além disso, durante os eventos promovidos pelo EMATER - como feiras, seminários e exposições - a Fazenda da Paz tem seu espaço para expor e comercializar a cajuína produzida na fazenda. Para a direção do EMATER o projeto de revitalização vem no sentido de dar continuidade a essas ações.
“Aliar as políticas públicas de ATER a projetos como o da Fazenda da Paz é muito gratificante, porque temos resultados concretos de algo que vem dando certo não apenas para o EMATER. Mas, principalmente, para estes jovens que conseguem realizar com êxito as atividades propostas e mostrar à sociedade que são capazes de superar desafios”, relata o Diretor Geral do EMATER-PI, Francisco Guedes.