EMATER-PI prestigia feira da agricultura familiar em assentamento de União.
11/08/2009 - 00:12:31

Por Christianne Melo
No último sábado (08), o Diretor Geral do EMATER-PI, o engenheiro agrônomo Francisco Guedes, foi até o Assentamento Belas Fontes, município de União, onde prestigiou a 3ª. Feira da Agricultura Familiar da qual o EMATER-PI é parceiro e patrocinador. O coordenador da regional de Teresina do EMATER, Ulisses Filho, e sua equipe também compareceram ao evento.
A programação contou com uma celebração, formação de mesa de honra, competições (corrida da melancia e do milho), futebol, demonstração e vendas do que é produzido no assentamento – frutas, verdura, legumes, doces, bolos, animais, etc.
Dentre as demais autoridades que participaram da abertura da Feira estavam o Prefeito de União, José Barros, Chicão, do Crédito Fundiário, o Deputado Estadual João de Deus, a coordenadora do Compra Direta Local (CDL), Espírito Santo, o assessor da Secretaria de Agricultura de União, Pereira, o representante do Banco do Nordeste, João Batista, o técnico da empresa Sol Consultoria, Luis Carlos de Melo, o presidente da associação do assentamento Belas Fontes, Domingos Marques e Barbosa do STR de União.
Belas Fontes tornou-se assentamento a partir de 2004 e, desde então, com apoio das políticas públicas, vem trabalhando a agricultura familiar de forma sustentável, gerando renda e melhorando a auto-estima das famílias assentadas. Apenas este ano, de acordo com Pereira, secretário de agricultura de União, já foram comercializados 10 Mil quilos de melancia apenas para o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos.
“Feiras como essa mostram o fulgor dos assentamentos que, através de uma assistência técnica qualificada, conseguem gerar renda, agregar valor a produção e incentivar o turismo rural”, afirmou Francisco Guedes.
Guedes ainda ressaltou os incentivos dos Governos Federal, Estadual e Municipal aos agricultores familiares. “Quando esse governo assumiu, foi feita uma inversão de valores, ou seja, foi dada prioridade aos pequenos. Todos sabem que não bastava apenas dar a terra. Tem que dar também as condições para produzir como água, energia, capacitação, crédito e assistência. É isso que tem sido feito, cada vez com mais força, e tem melhorado a vida de cada um dos agricultores familiares do Estado do Piauí e do país como um todo”, acrescentou.
De acordo com o prefeito José Barros, o momento era de comemoração e conquista. “Estamos festejando aquilo que nós acreditamos que é a geração de renda a partir da agricultura familiar”, disse ele. José Barros ainda falou dos planos de investimento no setor de turismo rural na região que visa duas rotas turísticas que passarão pelos pontos estratégicos para a geração de renda sustentável. “Nosso sonho é transformar a feira do assentamento Belas Fontes na feira municipal da agricultura familiar”, antecipa o prefeito.
O EMATER-PI é um dos parceiros que acompanha o Assentamento Belas Fontes desde sua formação, já tendo proporcionado capacitações sobre produção de doces, beneficiamento de frutas e legumes, turismo rural, etc.