Avaliação em prol da Assistência Técnica efetiva e continuada
17/08/2009 - 00:20:05

Avaliação reuniu diretores com coordenadores e supervisores
Por Christianne Melo
Assessora de Comunicação EMATER-PI

Nesta quinta e sexta (13 e 14), em Picos, aconteceu o 3º. Encontro Descentralizado de Acompanhamento e Avaliação das atividades de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) realizada pelo Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí – EMATER.

O encontro, realizado no Auditório da 9ª Gerência Regional de Educação de Picos, foi direcionado aos coordenadores e supervisores das regionais de Picos, Paulistana, Valença e Oeiras.

Como o próprio nome diz, o encontro é uma auto-avaliação das atividades realizadas pelas regionais do EMATER-PI durante o primeiro semestre, visando uma análise de rendimentos e formulação de um plano de ação para superar os desafios apontados.

Todos os diretores do EMATER-PI estavam presentes no encontro: Francisco Guedes, diretor geral, Adalberto Nascimento, diretor técnico, Laura Emília de Carvalho, diretora de educação e extensão, Manuela Lima, diretora administrativa e Domingos Marques, diretor de Empreendedorismo.

Durante a quinta-feira, foram feitas dinâmicas individuais e em grupo que trabalharam a prática de gestão com base na liderança, a elaboração de estratégias para a superação de limites. Além disso, os participantes montaram o FOFA – um quadro indicativo das principais Fraquezas, Oportunidades, Fortalezas e Avanços, bem como suas respectivas  causas.

Dentre as principais FOFAs apontados pelo grupo de coordenadores e supervisores participantes estavam a necessidade de internet para melhorar a comunicação local e para lançarem, em tempo real, os dados das atividades no sistema.

Na parte da tarde, o Diretor Técnico do EMATER-PI, Adalberto Nascimento realizou uma palestra sobre os aspectos da gestão regional e as demandas relativas ao crédito, à gestão de pessoas e execução de convênios. De acordo com ele, o encontro foi positivo. “Esse tipo de reunião é muito importante para analisarmos as metas alcançadas pelo EMATER, levantarmos as principais dificuldades e analisarmos de que forma podemos sana-las, potencializando o trabalho dos técnicos junto aos agricultores familiares”, afirmou Adalberto.

A coordenadora do encontro, a diretora de educação e extensão do EMATER, Laura Emília de Carvalho, também aprova os resultados das avaliações. “Com as avaliações, há um diálogo direto entre os diretores, coordenadores e supervisores regionais. Desde quando começamos a fazer o encontro descentralizado de avaliação, percebemos que, apesar das dificuldades apontadas, os técnicos se mostram dispostos a trabalhar, a superar qualquer transtorno”, ressalta Laura Emília.

Na sexta-feira (14) foi a vez dos demais diretores realizarem uma explanação sobre os encaminhamentos de cada área: financeira, agricultura familiar e empreendedorismo, capacitação de agricultores e técnicos, prioridades do EMATER e do Governo para a agricultura familiar, este último, feito pelo diretor geral do EMATER, Francisco Guedes.

“Eu fico muito feliz por conseguirmos reunir nossos coordenadores e supervisores regionais em encontros como esse, pois mostram o interesse deles em expor o resultado do seu trabalho e nos dá uma noção de como está sendo feito esse trabalho. Embora sejam apresentadas algumas dificuldades, é notório o aumento da auto-estima dos técnicos pelo fato de estarem sendo ouvidos. Eles já estão mais desinibidos e conseguem expor melhor suas limitações para que nós, diretores, possamos atuar a fim de resolver os entraves. Com essa interação, certamente quem ganha é cada agricultor e agricultora familiar do estado que recebe um acompanhamento com técnicos capacitados e atualizados com as informações das reuniões, uma assistência técnica séria e continuada”, ressaltou Guedes.