Agricultores Familiares recebem curso do EMATER voltado à cadeia produtiva do leite
19/08/2009 - 00:14:10

Por Ascom EMATER-PI

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (EMATER-PI) promoverá curso para estimular a cadeia produtiva do leite na região de Teresina. Os cursos serão aplicados em cada um dos 13 municípios na região de Teresina voltados para os agricultores familiares, com duração de 16 horas. A primeira etapa será realizada em Demerval Lobão nos dias 18 e 19 deste mês.
Segundo o Coordenador Regional de Teresina, Ulisses Filho, a situação dos pequenos produtores de leite é preocupante, porque o processo de modernização e industrialização do leite o agricultor familiar deixou de produzir, ficando essa produção a cargo dos empresários, por isso a importância de organizar e preparar estes agricultores para se inserirem no mercado.
"A idéia é que a gente possa inserir os agricultores familiares nos programas do Governo Federal para subsidiar essa produção, como no Programa do Leite, que disponibiliza tanques de resfriamentos para os agricultores além de destinar verbas para produção", argumenta Ulisses. Mas para isso acrescenta que é preciso, antes de tudo, organizar a cadeia de produção para posteriormente serem beneficiados com as políticas públicas do governo.
O EMATER, além de promover esses cursos, continuará acompanhando o trabalho com técnicos para dar assistência ao agricultor familiar efetiva e continuada. Confira a programação (data/município) dos cursos de Bovinocultura do Leite durante os próximos dias:
Data: 24 a 27 de Agosto
Localidades: Rosário e Caraúbas (sede)
Palestrantes (técnicos): Edvaldo Seixas e Eduardo Esmeraldo
Cursos: Gestão da Propriedade Leiteira,  Higiene da Ordenha  e Manejo reprodutivo do rebanho leiteiro

Data: 31/08 a 03/09
Localidades:São José do Divino e Cocal
Palestrantes (técnicos): Edvaldo Seixas e Eduardo Esmeraldo
Cursos: Gestão da Propriedade Leiteira e Formação de pastagem / Manejo reprodutivo do rebanho leiteiro e Manejo nutricional de vacas leiteiras

Data:08 a 11 de Setembro
Localidades: Luis Correia e Rosário (Caraúbas)
Palestrantes (técnicos): Edvaldo Seixas e Eduardo Esmeraldo