INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
EMATER DÁ CONTINUIDADE A PARCERIA COM FAZENDA DA PAZ
19/08/2009 - 00:16:33  
  
Twitter 
Google+ 
Guedes ao lado do governador Wellington Dias e do Coordenado

Por Christianne Melo

Na manhã desta terça-feira (18), diretores e técnicos do Emater-Pi acompanharam o governador Wellington Dias na visita às obras de construção do Centro de Reabilitação da Fazenda da Paz. O projeto consiste na ação conjunta diversas secretarias e órgãos do Governo do Estado O Emater, que já executa projetos na sede da fazenda em Timom, também é um dos parceiros do projeto, encarregado pela assistência técnica e capacitação nas áreas ligadas à agricultura, produção e empreendedorismo.
Secretarias de saúde, educação, segurança, assistência social, polícia militar, engerpi, ADH, vara da infância e do adolescente, direitos humanos, dentre outros, também fazem parte da equipe de ação do projeto.
O novo centro, na localidade Cacimba Velha, conta com uma área de 65 hectares e terá capacidade de atender diretamente até 300 pessoas entre jovens e adultos que cumprirão penas alternativas definidas pela justiça. O espaço contará com dormitórios, refeitório, academia e ampla área para lazer e realização de atividades diversas. 
É interessante destacar que os trabalhos executados pelo Emater junto à Fazenda da Paz tem tido resultados positivos, como o aproveitamento do pedúnculo (parte comestível in natura) do caju, que antes tinha 100% de desperdício e partir do projeto “Uma Luz para a Vida”, foram viabilizados cursos de processamento do caju e práticas de manejo dos pomares já existentes na sede de Timom, o que trouxe como resultado a produção de cajuína. Além disso, durante os eventos promovidos pelo EMATER - como feiras, seminários e exposições - a Fazenda da Paz tem seu espaço para expor e comercializar a cajuína produzida na fazenda que, inclusive, já foi comercializada até para o Japão.
Francisco Guedes, diretor geral do Emater-PI, falou sobre o trabalho do Instituto junto à Fundação Fazenda da Paz. “É uma parceria boa, que já vem de longa data, em que o Emater faz a capacitação em agroindústria desde a fundação da Fazenda da Paz, em Timom. Participamos da assistência técnica desde o plantio e beneficiamento do caju, da horta comunitária em sistema de mandala e agora, nesse projeto em parceria com todos os órgãos do estado, temos um grande exemplo de continuidade. A nossa idéia é que o Emater, junto com a Fazenda da Paz, desenvolva um projeto alto-sustentável de agroindústria do caju e do babaçu”, explicou o diretor.
Dando continuidade à parceria, o Emater investirá R$1,1 milhão para o desenvolvimento de áreas de cultivo agrícola, hortas orgânicas, cursos e equipamentos em beneficiamento de frutas e, de acordo com o coordenador de operações do Emater e representante do instituto na equipe de ação do projeto, Francisco Amorim Sobrinho, “observando o local, poderá ainda ser estudado um plano de manejo sustentável para o aproveitamento do babaçu”, que é abundante no local.
De acordo com a assistente social Maria Lila Castro, assessora da II vara da infância e coordenadora da equipe de ação, esta é uma iniciativa pioneira no Brasil, onde o Estado tem a iniciativa de viabilizar uma comunidade terapêutica alternativa. Maria Lila ainda falou da importância do Emater no Projeto. “O Emater tem demonstrado um interesse, uma sensibilidade muito grande na execução do projeto. Atendendo prontamente o que se é definido”, afirmou.
O Governador Wellington Dias ressaltou a necessidade de estratégias que diminuam o uso de drogas nos municípios piauienses. “O uso de drogas, principalmente no interior do Estado, é muito grande. Nossa meta é levar um centro como este a cada município do Estado, para assim, reverter a realidade que vivemos hoje. A aposta (de recuperação terapêutica alternativa) é ousada, mas acredito que podemos vencer o cartel da droga sem a necessidade de prisão, de imposição”, disse o governador.
“Esse projeto de uma escola de formação na área da dependência química é uma experiência única no país. Nossa proposta, junto ao Governo do Estado e aos órgãos parceiros é que essa escola seja um modelo diferenciado e único. O Emater já é um parceiro de longa data que tem nos ajudado bastante na capacitação agrícola, pois tem bastante respaldo no assunto.”, disse Célio Luis Barbosa, coordenador da Fazenda da Paz.

EMATER – Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí
Rua João Cabral, 2319 • Bairro Pirajá • CEP 64.002-150 • Tel: (86)3216-3858/56/52/64